Prefeitura de Caarapó investe R$ 730 mil em equipamentos para a Educação

A prefeitura de Caarapó acaba de adquirir uma série de equipamentos para a área de educação. Foram comprados aparelhos de ar condicionado, computadores, impressoras e pneus. Os investimentos, oriundos de recursos próprios, somam R$ 734.033,00.

Prefeito André Nezzi e secretária de Educação Ieda Maria Marran, apresentam os equipamentos adquiridos – Divulgação

O prefeito André Nezzi, através de suas redes sociais, informa que foram adquiridos 80 aparelhos de ar condicionado que serão instalados nas instituições educacionais municipais (escolas e CMEIs), de forma que todas estejam devidamente climatizadas. “Também realizamos a aquisição de 94 computadores para equipar os laboratórios de informática das escolas Cândido Lemes dos Santos e Ñandejara Polo. Os demais serão destinados para reposição de equipamentos antigos e ampliação de computadores nas secretarias escolares e salas de professores para uso do planejamento escolar pedagógico. Foram adquiridas ainda 10 impressoras para melhorar o atendimento da rede municipal de ensino”, acrescenta.

André Nezzi diz ainda que também foi feita a aquisição de 192 pneus para manutenção da frota de veículos do transporte escolar e dos demais carros da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura.

Ideb melhorou

Em Caarapó, a atual administração tem tratado a área de educação como cum setor prioritário. Prova disso é que o município superou todas as metas relativas ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), conforme divulgado pelo Ministério da Educação em setembro deste ano. Os dados se referem a 2019.

De acordo com os números, nos anos iniciais do ensino fundamental, o município atingiu índice 5,7 para uma meta estabelecida de 5,4. Nos anos finais, a meta era de 4,9 e o resultado obtido foi de 4,5. Esse resultado se refere a todas as escolas, incluindo as redes municipal, estadual e particular de ensino.

Quando analisada apenas a rede municipal, os números são integralmente positivos. A Escola Municipal Cândido Lemes dos Santos superou a meta em 0,4 (obteve resultado de 5,7; meta era 5,3) nos anos iniciais do ensino fundamental. Para os anos finais, os resultados da escola também são positivos: atingiu 5,6, enquanto a meta era 5,5. Já a Escola Municipal Rui Barbosa tinha meta de 5,5 e atingiu 5,6 nos anos iniciais.

No ranking estadual, Caarapó figura em oitavo lugar para os anos finais. Em 2017, era apenas o 47º. Isso significa afirmar que, pela primeira vez na história, o município integra o ranking top 10 de Mato Grosso do Sul, ganhando 39 posições para o 9º ano.

Índice geral do Brasil e do Estado

Mato Grosso do Sul apresentou o seguinte resultado: meta para os anos iniciais: 5,9; resultado obtido: 6,1. Anos finais – meta: 5,1; resultado: 4,7. Brasil – anos iniciais – meta: 5,7; resultado: 5,9. Anos finais – meta: 5,2; resultado: 4,9. Ensino médio – meta: 5,0; resultado: 4,2.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.