Prefeitura conclui patrolamento em assentamentos precários

Com a ação, serviços essenciais, como SAMU, transporte escolar e a coleta de lixo terão acesso facilitado

Agehab e Semop realizam patrolamento em 4 assentamentos de Dourados – Foto: Marcos Macedo

A Prefeitura de Dourados concluiu o patrolamento em assentamentos precários do município. As ações ocorreram de forma emergencial em quatro comunidades acompanhadas pela Agehab (Agência Municipal de Habitação e Interesse Social). Os trabalhos tiveram início na sexta-feira (26) e foram concluídos ontem (29). Os últimos contemplados, pela parceria com a Semop (Secretaria Municipal de Obras Públicas) foram os assentamentos Santa Fé e Santa Felicidade.

O diretor-presidente da Agehab, Diego Zanoni, destaca que com a conclusão dos serviços o patrolamento segue o calendário de ações da Semop (Secretaria Municipal de Obras Públicas). O trabalho realizado nas comunidades realiza o nivelamento da via, limpeza e abertura de novas caixas de contenção da água da chuva, às margens das ruas. Ao todo, quatro comunidades receberam os serviços, as primeiras foram Ouro Fino e Vitória.

“Com o serviço feito na segunda-feira, encerramos o patrolamento em assentamentos precários monitorados pela Agehab. As obras melhoram a qualidade de vida dos moradores e permitem que as comunidades tenham acesso a serviços básicos”, ressalta.

As ações levam mais segurança no tráfego de motos e carros, aos acessos. Serviços essenciais, como SAMU, transporte escolar e a coleta de lixo terão a chegada facilitada. A presidente da comunidade Santa Fé, Evanir Lopes de Souza, destaca que com o serviço deu uma cara nova para a comunidade, já que agora, com a estrutura montada com o patrolamento, as vias “tem cara de ruas, enquanto antes parecia um corredor”.

Os serviços melhoram também um dos pontos sensíveis da comunidade: os alagamentos. Evanir aponta que as noites de chuva eram um pesadelo, mas passarão a ser mais tranquilas. “A água das chuvas terá para onde ir com a construção de calhas d’água nas margens das vias. Isso é uma conquista muito grande, pois sem essa estrutura, a água vai direto para a casa dessas famílias. Tenho certeza que vai melhorar para toda a comunidade, com mais saúde e sem medo de a água entrar quando chove”, conta.

Já comunidade Santa Felicidade é uma das maiores acompanhadas pelas equipes. São mais de 350 famílias, que somam mais de mil moradores e todas as vias do assentamento receberam os serviços de patrolamento. Já no Santa Fé, são 95 famílias cadastradas, com uma média de 300 pessoas.

Para a presidente da comunidade, Deodora César Pinto, a principal melhoria está no acesso da população que precisa ir até a cidade para trabalhar, ou estudar. “O patrolamento, em todas as ruas da nossa comunidade, nunca havia sido realizado, mas finalmente chegou. Com a rua arrumada muita coisa deve melhorar, antes, os buracos tomavam conta das ruas e acabava até mesmo provocando acidentes, com o nivelamento isso vai ter fim”, relata.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.