Prefeito André Nezzi e vice Gordo da Tigre debatem assuntos de interesse do município – Foto: Dilermano Alves

O prefeito de Caarapó, André Nezzi, e o vice Gordo da Tigre (DEM) se juntaram nesta terça-feira (9) à caravana de prefeitos de todo o Brasil que estão na Capital do País desde a última segunda-feira (8) para participar da XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O evento é promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).

A previsão é de que cerca de dez mil líderes municipalistas participem da manifestação, que vai até quinta-feira (11), e debate uma extensa pauta de interesse dos municípios.

De acordo com o presidente da Associação de Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), Pedro Caravina, prefeito de Bataguassu, que lidera uma caravana de mais de 60 prefeitos do Estado presentes na Marcha, entre os pontos da pauta de discussões estão o Pacto Federativo; cessão onerosa; aumento de 1% no FPM (Fundo de Participação dos Municípios); ISS (Imposto sobre Serviços); Novo Fundeb; e Lei Kandir, além da liminar do STF (Supremo Tribunal Federal) que derrubou a proposta que beneficia os municípios com a cobrança do ISS (Imposto sobre Serviço) no local onde são realizadas as transações com cartão de crédito e os royalties do petróleo.

Para o prefeito de Caarapó, esta é uma grande oportunidade de debater com o poder central os assuntos de interesse dos municípios de todo o País. “Passamos por grandes dificuldades na esfera econômica e a mudança de postura do governo é fundamental para a salvação dos municípios”, observou André Nezzi, que disse ainda que esse momento é oportuno para as discussões. “Temos um novo governo e um novo Congresso, que deverá ser moldado de acordo com novos pensamentos. Então, a causa municipalista deverá ser levada em conta nesse novo modelo de gestão que se pretende implantar no País”, acrescentou o prefeito.

André Nezzi informou também que estão previstas visitas a gabinetes de parlamentares de Mato Grosso do Sul no Congresso Nacional. O Poder Executivo municipal possui uma série de projetos em tramitação em diversos órgãos federais com demandas de interesse do município, além de pedidos de liberação de recursos federais por meio de emendas parlamentares. Nesse sentido, o dirigente caarapoense e o vice-prefeito Gordo da Tigre deverão pedir o empenho dos parlamentares para a viabilização dos recursos para o atendimento das demandas apresentadas.

A assessoria do Gabinete do Prefeito de Caarapó informou que o retorno de André Nezzi e Gordo da Tigre ao município está previsto para a próxima quinta-feira (11).