Prefeito Alan Guedes participa de ação de conscientização contra queimadas

Prefeito Alan Guedes participou de uma ação de conscientização – Foto: Assecom

A ação faz parte do “Setembro Sem Cinzas” que busca conscientizar a população sobre os riscos de queimadas

O prefeito Alan Guedes participou hoje (10) de uma ação de conscientização, na Praça Antônio João, contra queimadas com panfletagem e orientação à população sobre atos simples que ajudam a inibir os riscos de incêndios em Dourados. Ele recebeu um colete da Defesa Civil como forma de homenagem e reconhecimento ao trabalho realizado no município.

A ação faz parte do “Setembro Sem Cinzas”, campanha que ressalta a gravidade os efeitos das queimadas na fauna e flora, na saúde das pessoas e até mesmo em acidentes de trânsito. Além dos membros da Defesa Civil, estiveram presentes cerca de 20 bombeiros civis voluntários, que atuam na luta contra às chamas.

O prefeito entregou panfletos e conversou com munícipes sobre a causa. “Esta ação é importante para conscientizar a população sobre os riscos das queimadas. Nós sabemos que essa é uma prática antiga para limpar terrenos, mas é preciso abandonar esses hábitos e prezar pela saúde e bem estar de todos, principalmente, dos animais, que são os mais afetados quando o fogo sai de controle”, destacou Alan Guedes.

No evento de hoje, a Defesa Civil disponibilizou uma tenda aberta à visitação com equipamentos utilizados no combate ao fogo como mangueiras e abafadores. O coordenador da Defesa Civil, Jamil da Costa Matos, ressalta que a população precisa se atentar mais pois nos períodos de estiagem, uma bituca de cigarro pode gerar queimadas.

“Cerca de 98% dos incêndios registrados são consequência de causas humanas. Mesmo que não seja de propósito, é preciso ter mais atenção principalmente durante as secas. Em áreas que o fogo se espalha, muitas vezes as ações das equipes impedem que as chamas avancem e só a chuva consegue pôr um fim definitivo as chamas”, destacou Jamil.

O “Setembro Sem Cinzas” busca conscientizar a população. Além da exposição, equipes da Defesa Civil estão distribuindo panfletos que alertam para conscientizar e disponibilizar os canais de denúncia.

Serviço: Denúncias podem ser realizadas através dos órgãos fiscalizadores: Guarda Municipal 153 ou 199, Corpo de Bombeiros 193, Polícia Militar 190 e Defesa Civil 199.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.