Prefeita destaca atendimento às escolas do campo na atual gestão

Prefeita Délia Razuk durante uma das ações de manutenção de escolas da zona rural desenvolvida no ano passado – Foto: A. Frota

Conforme Délia Razuk, município mantém compromisso de não diferenciar investimentos nos setores rural e urbano

Em uma de suas primeiras falas após eleita prefeita de Dourados, Délia Razuk fez questão de deixar claro seu compromisso com o setor rural, ao afirmar que em sua gestão não seriam construídos muros e sim pontes. Ela se referiu ao atendimento sem diferenciação entre a sede do município e os distritos.

Nessa afirmação estão incluídos os serviços de limpeza, asfalto, recuperação de vias, apoio ao setor produtivo, programas de atendimento social, de geração de renda, manutenção de prédios e praças públicas, iluminação, investimentos em todos os segmentos da área de saúde e, ainda, na educação.

A área educacional conforme a prefeita tem hoje um atendimento digno e de respeito a toda a comunidade escolar. “Nossa gestão, por meio da Secretaria de Educação, tem se empenhado para que os alunos da rede municipal e suas famílias sejam atendidos com dignidade e, assim, possam ter orgulho de suas escolas”, disse Délia.

Como já citado em outras ocasiões pela secretária de Educação Denise Portollan, as escolas do campo tem participado de trabalhos pedagógicos por solicitação da própria direção das escolas. São palestras sobre temas variados, como de relação interpessoal e vocacional para administrativos, troca de experiências e dinâmicas.

Mas não são apenas as equipes de funcionários que recebem esse tipo de formação. Alunos também participam em outras áreas como a de segurança. Em várias escolas rurais representantes da Polícia Militar atenderam centenas de alunos com um ciclo de palestras abordando principalmente o uso de drogas.

Trata-se de um trabalho preventivo que, como relatam os próprios responsáveis pelas palestras, pode salvar vidas, já uma trajetória que parte para o mundo do crime pode tirar a expectativa de futuro dos próprios alunos. Ações como essa são muito bem recebidas pelos pais que, até solicitam a realização com maior frequência.

As escolas do campo também integram o projeto SOS Educação, que visa atender todas as unidades escolares do município com recuperação da estrutura, pintura, reparos na fiação e rede de água, recuperação de mobiliário e demais ajustes. São pequenos reparos que, se não corrigidos podem refletir diretamente no dia a dia da escola, causando uma série de transtornos.

Outro benefício destacado pela prefeita Délia Razuk é o transporte escolar, que inclusive chegou a ser elogiado pela equipe do Tribunal de Contas, durante auditoria na Educação em Dourados. São mais de 5 mil alunos transportados diariamente com uma frota de quase 70 ônibus entre próprios e terceirizados, que percorrem aproximadamente 11 mil quilômetros por dia.

Para garantir a segurança dos estudantes que utilizam o transporte oferecido pelo poder público municipal, a prefeitura ainda faz a manutenção das estradas rurais com nivelamento, cascalhamento, levantamento do leito das vias em pontos críticos e, uma série de outros trabalhos que possam permitir o tráfego com tranquilidade.

Finalizando, a prefeita esclareceu que esses são apenas alguns investimentos feitos na educação em geral, já que existe muito mais em execução, como no setor esportivo, na merenda (também elogiada pelo Tribunal de Contas) e em projeto, principalmente no que diz respeito à qualidade de ensino.