Prefeita Délia encaminha parceria para ativar o entreposto do peixe

Reunião na manhã desta quarta-feira no gabinete da prefeita Délia Razuk – Foto: A. Frota

A prefeita de Dourados, Délia Razuk, encaminhou parceria para que a ativação do entreposto de pescado seja efetivada em breve no maior município do interior de Mato Grosso do Sul, e cidade polo regional para mais de 30 outras localidades.

Na manhã desta quarta-feira (27), a prefeita recebeu em reunião no gabinete o superintendente de Pesca e Agricultura do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Cesar Moura, que trouxe a principal novidade para o encaminhamento da proposta: tratativas com o Governo do Estado.

“Estamos ansiosos e mantendo este esforço para implementar o entreposto e ter mais uma ferramenta para a economia girar, os empresários conquistarem mais fomento à produção e a cidade progredir mais. Temos o Cesar [Moura] com este esforço junto ao Mapa, temos a nossa equipe e vamos em busca do Estado”, disse a prefeita.

Segundo Cesar Moura, a União, detentora dos direitos sobre a área do entreposto, e o município, participante com a doação do terreno e as tratativas junto à Agricultura Familiar, buscam o Governo do Estado para reforçar a parceria e ativar a estrutura que servirá para benefício de pescado da produção regional.

“Em um primeiro momento, avaliar a estrutura, promover a limpeza e reparos do local, cercar e tecnificar a área. O próximo passo é promover uma parceria para a gerência”, disse, lembrando que a estrutura do entreposto é suficiente para o projeto que se encaminha e para a demanda da região.

Junior Fonseca, empresário do ramo de rações animais, presente na reunião, destacou a expectativa em contar com o entreposto para que a produção local e regional tenha destinação positiva. “É um impacto positivo para a nossa economia, que investe e pode ter uma grande contribuição. Se tem beneficiação do pescado, tem mais produção, e mais ração”, disse o empresário.

Com a reunião, a prefeita vence mais uma etapa neste ciclo para solucionar a questão do entreposto de peixe, antigo frigorífico do peixe, que está há mais de seis anos estagnado. No ano passado, várias reuniões foram feitas e o Mapa, através de Cesar Moura, se disponibilizou para encontrar solução para o segmento. Com o apoio da Prefeitura de Dourados, através da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar, e agora, com a expectativa de ter o Governo do Estado como parceiro, o projeto ganha mais uma batalha. “Bom para os criadores de Dourados, bom para a cadeia produtiva, para a economia”, finalizou a prefeita.

Presente na reunião, o vereador Cirilo Ramão disse que proporá a formação de uma comissão, na Câmara Municipal, para visitar as futuras instalações, na saída para Campo Grande, e dar encaminhamentos necessários.

Participaram da reunião ainda os secretários de Serviços Urbanos, Joaquim Soares, de Finanças, João Fava Neto, e de Obras, Tahan Sales Mustafa.