Prefeita Delia e secretários vistoriam obras de construção do Ceim do Jardim Colibri – Foto: A. Frota
Prefeita Delia e secretários vistoriam obras de construção do Ceim do Jardim Colibri – Foto: A. Frota

A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria de Obras Públicas, tem intensificado ações para a conclusão das obras dos centros de educação infantil em construção na cidade. Na quinta-feira à tarde, a prefeita Délia Razuk e secretários foram acompanhar as obras do Ceim do Jardim Colibri, onde os serviços estão bem adiantados e tem previsão de entrega para setembro.

O local recebe atualmente os serviços de pintura, paisagismo, construção das calçadas externas, instalação da rede elétrica e de louças e metais.

O Centro é do padrão, tipo B, do “Projeto Proinfância”, do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).

Dentro desta proposta, o Centro terá capacidade de atendimento de até 224 crianças, em dois turnos (matutino e vespertino).

Conforme Jorge Hamilton Torraca, engenheiro da Secretaria de Obras Públicas, em anos anteriores houve dificuldades na continuidade das obras do Centro devido a constantes atrasos na liberação da verba pelo Ministério da Educação através do FNDE.

Ele destaca que a gestão tem buscado estar em constante contato com o Ministério da Educação na tentativa de evitar esses atrasos e tem priorizado a prestação de contas ao órgão.

O Ceim do Colibri contará com seis salas de creche, duas salas de pré escola, uma sala de leitura multiuso, uma sala de informática, espaço de serviços com cozinha, lavanderia, lactário, etc. O total de área construída é de 111848 m2.

Além da unidade do jardim Colibri, a prefeitura realiza os encaminhamentos para entregar, ainda este ano, os centros de educação infantil dos bairros Altos do Indaiá, Parque das Nações I, jardim Vitória e Parque do Lago, e, também, do distrito de Vila Vargas.

Já nos primeiros meses da administração, as ações de remanejamento e aproveitamento nos centros, realizadas pela Secretaria de Educação, possibilitaram um crescimento de 55% no número de matriculados. Foram 1.816 matrículas a mais efetivadas neste ano.

A fila de espera vem sendo reduzida e a nova unidade contribuirá nesse âmbito, bem como as outras a serem entregues.

Outra ação dentro deste intuito e a realização de convênios com as unidades particulares. Estes contavam com 500 vagas no ano passado e a Secretaria aumentou para 1.000 este ano.

Visitas

Ainda na tarde de quinta-feira, a prefeita e secretários estiveram no Centro Homeopático, cujo prédio passará por ampla reforma para otimização dos espaços. Também esteve no distrito de Macaúba, onde acontece, neste sábado, mais uma ação da prefeitura, dentro do Programa Bairro a Bairro.