Praça Central de Caarapó passa a abrigar a Feira do Produtor a partir deste sábado

Na manhã desta sexta, boxes estavam sendo instalados na Praça Central para receber os produtores – Foto: Dilermano Alves

A partir deste sábado (23), a Praça Mário Martines Ribeiro, na área central de Caarapó, passa a abrigar a nova Feira do Produtor, que funcionará às quintas e sábados entre 6h e 14h. A inauguração oficial está marcada para as 8h, em evento que deverá reunir autoridades políticas locais e estaduais.

De acordo com o prefeito Mário Valério (PR), são esperadas as presenças do deputado federal Geraldo Resende (PSDB), dos deputados estaduais Zé Teixeira (DEM) e João Grandão (PT), além do superintendente federal da Pesca em Mato Grosso do Sul, César Moura.

A Feira do Produtor é um projeto da prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio do Departamento de Agricultura e Pecuária, que data de 2007. Funciona como um espaço destinado ao comércio da agricultura familiar e da economia criativa representada pelo artesanato do município.

“A mudança para a Praça Central tem por objetivo aproximar a feira ao público consumidor, tendo em vista que a localização da praça certamente trará maior visibilidade e movimento à feira”, avalia o prefeito.

Projeto Som na Praça

No mesmo ato de lançamento da Feira do Produtor, também será lançado o Projeto Som na Praça. Trata-se de uma iniciativa da administração municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio do Departamento de Cultura e Turismo, e tem como objetivo fomentar a cultura do município, utilizando os espaços públicos das praças.  Consiste em apresentações musicais itinerantes, que devem passar pelas diversas praças do município, incentivando a produção musical local e, ao mesmo tempo, proporcionando um ambiente de lazer e apreciação cultural.

A diversidade também é um dos objetivos do projeto, do qual podem participar músicos individuais, bandas ou duplas, e que toquem os mais variados estilos. Os músicos poderão se inscrever gratuitamente para o agendamento das apresentações, no Departamento de Cultura e Turismo.

Para este sábado, estão programadas apresentações da Banda Municipal Villa Lobos, da Orquestra de Violões Guarani e da dupla sertaneja Jeferson Lima e Adriano. O desejo do Departamento de Cultura e Turismo é realizar uma vez ao mês uma edição do projeto, que dependerá da demanda dos músicos em agendar seus shows.