Polícia Militar de Dourados apresenta plano de policiamento de fim de ano

Tenente Coronel Carlos Silva, Comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar, apresentou o esquema estratégico desenvolvido para o policiamento fim de ano – Assessoria PM
Tenente Coronel Carlos Silva, Comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar, apresentou o esquema estratégico desenvolvido para o policiamento fim de ano – Assessoria PM

A Polícia Militar de Dourados apresentou na manhã desta quarta-feira, 13, o policiamento especial fim de ano denominado “Operação Boas Festas”. A apresentação ocorreu no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Dourados (ACED).

A Operação “Boas Festas” ocorre em razão do aumento do fluxo de pessoas e veículos que circulam pela área comercial da cidade por conta do 13º salário e festividades natalinas. O plano de policiamento foi desenvolvido pela Secretaria de Estado, Justiça e Segurança Pública (SEJUSP) e tem a participação da Polícia Militar, Bombeiro Militar e Polícia Civil, em parceria com os empresários da cidade e dos Conselhos Comunitários de Segurança.

O Comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Carlos Silva, apresentou o esquema estratégico desenvolvido para o policiamento fim de ano, envolvendo todas as equipes policiais da cidade, que será reforçada por viaturas e efetivo, garantindo assim uma maior sensação de segurança à população.

O reforço do policiamento neste período que compreende o natal e o ano novo será feito com foco na redução dos índices criminais, aumento da segurança e bem-estar da população.

O Corpo de Bombeiro Militar e a Polícia Civil também apresentaram o planejamento traçado pelas instituições com o objetivo de trazer mais segurança à população durante as festividades do final do ano e garantir a movimentação no comércio de Dourados.

Conforme o Comandante-Geral da PMMS, coronel PM Waldir Ribeiro Acosta, a Operação “Boas Festas” abrangerá toda a cidade de Dourados, sendo que na área central concentrará a maior parte do efetivo policial. Os centros comerciais descentralizados, como os da região do Parque das Nações, Jardim Agua Boa, Jardim Ouro Verde e Jardim Florida, também receberão uma atenção especial conforme as particularidades de cada região comercial.

De acordo com o Comandante-Geral, “A Polícia Militar contará com o reforço de 193 policiais militares em Dourados, que são os alunos dos cursos de formação de cabos e Sargentos da Policia Militar, que fazem seus cursos no polo de ensino de Dourados. Ainda serão empenhadas todas as equipes de policiamento ordinário do 3º BPM, juntamente com efetivo administrativo, além das adequações de escalas dos policiais do serviço operacional.”

Os locais escolhidos foram definidos por meio de levantamentos estatísticos realizados pela PM, através do serviço de inteligência. O policiamento já teve início no dia 8 de dezembro e deve seguir até o dia 8 de janeiro.

O Secretário de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, frisou que irá intensificar as rondas e farão o monitoramento motorizado durante o período das festividades, “e por conta do 13º, garantir a segurança para os lojistas e para população, aumentando a sensação de segurança para que as pessoas não tenham medo de sair às ruas e possam curtir com alegria essa época do ano com a sua família”, finalizou secretário.

Estiveram presentes na solenidade o Secretário de Estado de Justiça e segurança Pública, José Carlos Barbosa, o Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Waldir Riberio Acosta, O comandante do CPA/1, coronel Givaldo Mendes de Oliveira, o comandante do 3º BPM, tenente coronel Carlos Silva, o Delegado Regional da Polícia Civil, Lupércio Degerone, Comandante do Corpo de Bombeiros Militar, o Tenente Coronel Flavio, o subdiretor do DOF, tenente coronel Gilberto Lino de Souza, o comandante do 14º BPMRV, tenente coronel Luiz Carlos Rodrigues Carneiro, o comandante da Guarda Municipal de Dourados, Inspetor Silvio Reginaldo Peres da Costa demais autoridades civis, militares e empresários.