PM de Dourados fecha sua participação na Campanha “Maio Amarelo” e divulga resultados

Policiais do 3º BPM realizaram palestras direcionadas ao trânsito aos alunos nas escolas de Dourados - Assessoria
Policiais do 3º BPM realizaram palestras direcionadas ao trânsito aos alunos nas escolas de Dourados – Assessoria

Ações da Polícia Militar de Dourados durante a campanha “Maio Amarelo”, promovida em parceria com a Prefeitura Municipal de Dourados, encerraram-se ontem(31), com resultados preventivos muito satisfatórios, como a redução de acidentes de trânsito através de ações preventivas da Polícia Militar em conjunto com os demais órgãos apoiadores.

Durante a campanha, foi implementado ainda pelo comando do 3º BPM a reestruturação do Pelotão de Trânsito que viabilizou um efetivo policial especializado para repressão às principais infrações de trânsito cometida por condutores, principalmente na área central de Dourados, através de equipamentos modernos recentemente recebidos pela unidade, como o talonário eletrônico para confecção de autos de infração e ainda, curso de capacitação e atualização, oferecido pelo 17º Batalhão de Trânsito e TI de Campo Grande.

Boletim on-line

Ainda durante o mês de maio, foi colocado em funcionamento a versão on-line do Boletim de Ocorrência de Acidente de Trânsito – BOAT, onde através dele, acidentes envolvendo apenas danos materiais podem ser registrados eletronicamente, com o intuito de agilizar o atendimento à população e facilitar o acesso para a elaboração do boletim de ocorrência de trânsito de comum acordo entre as partes envolvida. Para acidente de transito com vítima é primordial a presença de unidades de socorro e urgência, como Bombeiros Militares ou SAMU, e ainda a coleta de dados técnicos pela Polícia Militar.

O endereço para a confecção do BOAT on-line é o http://web.detran.ms.gov.br/seratran/online/principal/principal.php

Palestras preventivas

O comando da Policia Militar de Dourados programou diversas palestras temáticas em escola Municipais de Dourados, dentre elas as escolas Clarice Bastos Rosa – Jardim Maracanã, Escola Dr. Nelson de Araújo – Centro, Escola Laudemira Coutinho de Melo – Jardim Santa Maria e a Escola Álvaro Brandão na Vila Industrial.

Nas palestras foram atendidos um público de aproximadamente 1100 estudantes do 5º ao 9º ano, além de professores e funcionários das escolas.

Blitz

Durante a campanha “Maio Amarelo” foram realizadas diversas blitz de cunho educativo e também repressivo, abordando mais de 7 mil veículos, recolhendo 92 desses a pátio do Detran de Dourados por estarem em situação irregular, e confeccionados 1.529 notificações, sendo ainda as principais infrações cometidas por condutores as de dirigir fazendo uso do aparelho celular, avançar o sinal vermelho e conduzir veículo sem usar o cinto de segurança.

O comando do 3º BPM avaliou como muito positiva a participação da Polícia Militar de Dourados, que abraçou a campanha “Maio Amarelo” e apoiou os demais órgãos durante a sua realização.

“Nossos policiais levaram para dentro das escolas de Dourados um assunto de suma importância na formação do cidadão e futuros condutores, que é a palestra vocacionada para educação em trânsito, além de participarem maciçamente das ações ostensivas preventivas e também na repressão as infrações e crimes de transito em nossa cidade. A qualificação dos policiais é a principal ferramenta utilizada pelo 3º BPM para apoiar a campanha “Maio Amarelo”, obtendo com isso, resultados expressivamente positivos nessa participação”, concluiu o Tenente Coronel Carlos Silva.

O comando da PM de Dourados realizou ainda ações do “Maio Amarelo” nas cidades de Caarapó e Itaporã, que são unidades subordinadas ao comando do 3º BPM.

As ações preventivas e repressivas de trânsito, principalmente na área central de Dourados, devem continuar durante todo o ano de 2017, visando principalmente a redução de acidente causados por condutores imprudentes, que ainda é a maior causa de acidente na cidade.