Evento abordou os aspectos gerais das diversidades sexuais e reuniu profissionais, residentes e estudantes da área da saúde

O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh) promoveu, nesta terça-feira (11), a palestra “Aspectos Gerais das Diversidades Sexuais”, ministrada pelo Dr. Carlos Cury, médico urologista reconhecido nacionalmente por seu pioneirismo nas cirurgias de mudança de sexo no Brasil.
Graduado pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil, mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina de Rio Preto e doutor em Urologia pela FAMERP de São José do Rio Preto, o Dr. Cury possui mais de 30 anos de experiência e é autor de mais de 10 livros de medicina. Além disso, foi presidente da Comissão de Transgêneros e Estética Genital da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) no biênio 2012/2013, e tem formação internacional com pós-graduação pela PUC-Rio e fellowship pela Universidade de Miami (EUA).
Durante a palestra, o médico compartilhou reflexões sobre a importância da empatia, do conhecimento técnico e do respeito à diversidade no cuidado à saúde das pessoas trans e com variações de identidade de gênero.
“Em outras palavras, é como ser mulher tendo nascido em um corpo masculino – ou o contrário. A cirurgia é, assim, uma forma de adequar o corpo ao verdadeiro gênero, quando assim desejado pelo indivíduo. Ser transexual é sobre autenticidade e verdade. É sobre reconhecer e abraçar sua verdadeira identidade de gênero, que pode não se alinhar com o sexo atribuído no nascimento. É uma jornada de autodescoberta, coragem e amor próprio”, destacou o Dr. Carlos Cury.
A superintendente do Humap-UFMS, Dra. Andrea Lindenberg, ressaltou a relevância da discussão e o compromisso do hospital com a humanização da assistência:
“Trazer um profissional com a trajetória e a experiência do Dr. Carlos Cury é uma oportunidade de ampliar o olhar das nossas equipes sobre as diversidades sexuais e fortalecer o compromisso do Humap-UFMS com uma assistência cada vez mais humanizada, inclusiva e baseada em evidências científicas.”
O evento foi realizado no Auditório da Superintendência do Humap-UFMS, das 14h às 16h, e contou com a presença de colaboradores da Ebserh, residentes, servidores e estudantes da área da saúde.
Sobre a Ebserh
O Humap-UFMS faz parte da Rede Ebserh desde dezembro 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.



