PIB avança 0,2% no 2º trimestre e mantém retomada da economia

A economia brasileira cresceu 0,2% no segundo trimestre, em relação aos três primeiros meses deste ano, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (1º). Em valores correntes, o PIB alcançou R$ 1,639 trilhão.

Entenda o PIB e como ele é calculado

O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e serve para medir a evolução da economia. No primeiro trimestre, a economia avançou 1,0%, interrompendo uma sequência de dois anos de PIB negativo.

Na comparação com o segundo trimestre de 2016, o PIB teve variação positiva de 0,3%. Já no acumulado de quatro trimestres, o PIB caiu 1,4% em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores. No primeiro semestre de 2017, o PIB apresentou variação nula (0,0%) em relação ao primeiro semestre de 2016.

Setor de serviços sobe e indústria recua

Pelo lado da oferta, a agropecuária teve variação nula (0,0%), enquanto a indústria caiu 0,5% e serviços cresceram 0,6%.

Na indústria, houve queda de 2,0% na construção e de 1,3% na atividade de eletricidade e gás, água, esgoto e limpeza urbana. A extrativa mineral variou 0,4% e a indústria de transformação manteve-se praticamente estável (0,1%).

Nos serviços, destacaram-se as altas em comércio (1,9%), atividades imobiliárias e outros serviços (0,8%) e atividade de transporte, armazenagem e correio (0,6%). Os serviços de informação caíram 2,0% e as atividades de administração, saúde e educação pública (-0,3%) e de intermediação financeira e seguros (-0,2%) tiveram variações negativas.

Consumo das famílias volta a crescer

Pela ótica da despesa, o consumo das famílias voltou a crescer após nove trimestres de queda, com expansão de 1,4%. Já os gastos do governo recuaram 0,9% e a formação bruta de capital Fixo recuou 0,7%.

No setor externo, as exportações de bens e serviços registraram variação positiva de 0,5%, enquanto que as Importações de Bens e Serviços caíram 3,5% em relação ao primeiro trimestre de 2017.

Do G1