Pesquisa realizada na UEMS é indicada para FLIP e está entre as 10 melhores do país

Professor Fábio do Vale – Foto: Rodrigo Marques

Uma pesquisa realizada no Programa de Mestrado Acadêmico em Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) acaba de ser selecionada para compor a lista das 10 obras de maior potencial cultural de produção contemporânea brasileira, que serão apresentadas na Festa Literária Internacional de Paraty – FLIP.

A pesquisa, que gerou o livro de mesmo nome, “A VOZ E A RESISTÊNCIA FEMININA na obra Senhorinha Barbosa Lopes, de Samuel Medeiros”, foi conduzida pelo professor mestre Fábio do Vale, com a orientação da professora doutora Zélia Nolasco. O livro será premiado por mérito Literário-científico na Flipe de 2021. “Essa pesquisa e o livro tem uma enorme contribuição para literatura de MS, assim como os demais trabalhos de Fábio. Ele é um jovem professor, poeta e escritor, que desde muito cedo se dedicou à leitura poética e à escrita ficcional.”, comenta a professora Zélia Nolasco.

Para o coordenador do Programa de Mestrado em Letras da UEMS de Campo Grande, professor Ruberval Franco Maciel, a premiação da pesquisa demonstra a qualidade das pesquisas realizadas no em nosso programa. “A qualidade e a importância dessa pesquisa é muito grande para MS e para o Brasil. Estamos muito felizes pela premiação, principalmente pelo professor Fábio, que é um pesquisador atuante e muito querido por todos nós”, disse o professor Ruberval.

A obra é uma reclassificação da obra do escritor Samuel Medeiros como um Novo Romance Histórico, que conta a história de Senhorinha Barbosa Lopes. “A pesquisa discute o posicionamento de Senhorinha, como uma voz de resistência durante a Guerra do Paraguai. Ela foi uma representação de força, viúva duas vezes, lutou para administrar sua fazenda sozinha e criar seus três filhos. Durante a Guerra do Paraguai, ela foi homenageada pelo exército, como madrinha da Bandeira Nacional”, explica o autor da pesquisa, Fábio do Vale.

Após terminada a pesquisa, Fábio do Vale procurou a Editora Oyá para publicação. E foi essa editora que indicou sua obra à Casa Tyiwaras Tikunas para concorrer ao “selo Flip”. “A Casa Tyiwaras Tikunas é uma conceituada casa cultural do Brasil que participa da Flip. Meu livro foi escolhido para estar entre os 10 melhores do país. Essa é uma emoção indescritível, principalmente para mim, que estou no começo. Tantos nomes muitos importantes já estiveram nessa seleção, que acaba sendo uma sensação imensurável”, relata Fábio do Vale.

Autor dos livros O Refém do Abandono (romance) e Candelabro Poético (poemas), membro da União Brasileira de Escritores – UBE/MS, Fabio do Vale é acostumado com o meio literário. Neto do escritor Hugo Pereira do Vale, um dos primeiros membros da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL), ele conta que sempre participou de chás literários, mas nunca pensou em receber um prêmio como o da Flip. “Não é somente um prêmio, é o maior prêmio literário do Brasil. É uma importante contribuição minha para a valorização da literatura e cultura de MS”, disse Fábio.

FLIP

A Flip é um festival literário lançado no ano de 2003 e considerado um dos principais festivais literários do Brasil e da América do Sul. Todos os anos, autores brasileiros são homenageados durante a Flip, como Lima Barreto, em 2017, Hilda Hilst, em 2018 e Euclides da Cunha, em 2019. Entre os autores nacionais e internacionais que já participaram na FLIP, estão: Conceição Evaristo, Lázaro Ramos, Chimamanda Ngozi Adichie, Chico Buarque, Ana Maria Machado, Ariano Suassuna, Marina Colasanti, Terry Eagleton, Caetano Veloso, Arnaldo Jabor, Silviano Santiago, Antonio Carlos Secchin, Drauzio Varela, Gilberto Gil, Luis Fernando Verissimo, João Ubaldo Ribeiro, Lilia Schwarcz, Arnaldo Antunes, Milton Hatoum, Ferreira Gullar, Pepetela, José Eduardo Agualusa, Jô Soares, Antonio Candido, Moacyr Scliar entre outros prestigiados escritores e artistas.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.