Personalidades acadêmicas serão homenageadas por Mochi nesta quarta-feira

Deputado Junior Mochi (MDB), presidente da Assembleia Legislativa – Foto: Victor Chileno

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Junior Mochi (MDB), como forma de reconhecer as contribuições de professores, pesquisadores e outros profissionais do meio acadêmico, realizará nesta quarta-feira (22), a partir das 19h30, a sessão solene de entrega da Medalha Darcy Ribeiro e da Comenda Pedro Pedrossian. O evento será realizado no Plenário Deputado Júlio Maia e as honrarias foram instituídas pela Resolução 19/2018.

“A proposta presta uma justa homenagem às personalidades que contribuíram para o engrandecimento do ensino, pesquisa e extensão em Mato Grosso do Sul”, afirma Mochi.

A Medalha Darcy Ribeiro será concedida para personalidades integrantes de carreiras acadêmicas, professores, pesquisadores, técnicos, servidores, funcionários ou dirigentes, em atividade ou não, que tenham prestado relevantes serviços ao ensino, pesquisa ou extensão nas instituições de Ensino Superior do Estado.

Serão homenageadas seis personalidades, indicadas pelas universidades integrantes do Conselho de Reitores de Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul (CRIE-MS). Já a Comenda Pedro Pedrossian será destinada a personalidades que tenham prestado relevantes serviços para Ensino Superior Sul-mato-grossense. E ainda oito pessoas, também indicadas pelo CRIE-MS em conjunto com o deputado propositor, receberão a honraria.

História – Darcy Ribeiro foi um antropólogo, escritor e político brasileiro, conhecido por seu foco em relação aos índios e à educação no país. Foi ministro da Educação e desenvolveu vários trabalhos nas áreas de educação, sociologia e antropologia, um deles é o projeto de lei que deu origem à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB). E Pedro Pedrossian foi governador de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e em suas administrações foram criadas a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).