Cerca de 95 mil microempreendedores individuais já foram atendidos pelo programa, recuperaram o acesso ao crédito e voltaram a investir

Os pequenos negócios têm até 31 de dezembro de 2024 para renegociar dívidas bancárias com descontos de até 95% pelo programa Desenrola Pequenos Negócios, lançado pelo Governo Federal. A iniciativa, que já renegociou cerca de R$ 6 bilhões para 95 mil microempreendedores individuais (MEIs), microempresas e empresas de pequeno porte, faz parte do Programa Acredita, em parceria com os ministérios da Fazenda, Empreendedorismo e Desenvolvimento Social.
O programa oferece incentivos tributários para que bancos renegociem dívidas com condições especiais, permitindo descontos entre 20% e 95%. Regularizar essas pendências possibilita às empresas restabelecerem acesso ao crédito e investirem no crescimento dos negócios.
Outra iniciativa do Programa Acredita é o ProCred 360, que oferece linhas de crédito exclusivas para MEIs e microempresas com faturamento anual de até R$ 360 mil, com juros até 50% mais baixos que os do mercado.
Além disso, as empresas com dívidas do Simples Nacional podem quitá-las com até 100% de desconto em juros e multas e parcelamento em até 133 meses. A adesão ao programa do Simples deve ser feita online, pelo site Regularize, até 31 de janeiro de 2025.