Parceria capacita técnicos municipais sobre entrevista para cadastros sociais

Casa dos conselhos receberá ações de capacitação aos técnicos da Semas para entrevistador – Foto: A. Frota

Inicia nesta terça-feira(13), com duração até quinta-feira, a capacitação de técnicos municipais para a função de entrevistador no procedimento de preenchimento dos Formulários do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), do Ministério do Desenvolvimento Social.

A capacitação será realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) em parceria com o Governo do Estado no auditório da Casa dos Conselhos. O encerramento acontece no auditório da Prefeitura Municipal.

Segundo o secretário de Assistência Social, Landmark Ferreira Rios, a capacitação é importante porque proporciona mais qualidade ao atendimento realizado pela Prefeitura, elo entre a comunidade e os gestores dos programas sociais. “A Prefeitura de Dourados desempenha um papel fundamental através da Secretaria de Assistência Social. Este trabalho está na linha de frente da gestão de programas sociais essenciais”, disse.

A equipe de instrutores é composta por profissionais do município e do Governo do Estado, por meio de parceria entre a Semas e a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho.

Serão capacitados 23 técnicos do município, que assumirão a responsabilidade das entrevistas e coletas de dados das famílias com perfil para o cadastramento dos programas sociais do Governo Federal, possibilitando às famílias inscritas acesso à programas como o Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.

Além destes 23 técnicos, também serão capacitadas três conselheiras do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), que atua como Instância de Controle Social na qual acompanha as ações do Programa Bolsa Família.

“Com esta capacitação das conselheiras a gestão municipal também inova ao proporcionar que o conselho conheça os conceitos e procedimentos adotados pela equipe de entrevistadores durante o atendimento das famílias de baixa renda, isso significa melhoria na qualidade de atendimento e maior transparência das ações do programa”, disse o secretário.

Ainda segundo Landmark, é importante que a população tenha esclarecido o papel de cada esfera do Executivo e a importância do papel de cada uma, seja como fiscalizador, responsável por levantamentos e triagens, como gestor, e ainda, como provedor dos recursos.

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