• Por Gilclér Regina

Quem sabe um dia a VALE vá fazer mineração em asteroides gigantes e não em nossa Minas Gerais. Mas, até lá, o risco destes asteroides colidirem com a Terra é real.

O dedinho do ser humano segue criando e destruindo. Em apenas uma década, o número de animais com risco de extinção aumentou 87%.

A lista de assombros continua com tempestades e incêndios provocados pelo efeito estufa que provoca o aquecimento solar (olha o dedinho do homem aí novamente) ou por superbactérias desenvolvidas em laboratório como arma de destruição em massa e ainda drones criados para o uso em guerra.

Por enquanto, mais perto da gente, alguém pode ser atropelado por uma bike ou uma patinete elétrica.

E o que dizer da (I.A) inteligência artificial prometendo varrer empregos, o que pode ser tão ou mais perigoso do que armas nucleares. Stephen Hawking alertou que pode ser o fim da humanidade. Ao menos para os empregos, qualquer instituto de pesquisa concorda.

Assim como DEUS criou o homem á sua imagem e semelhança (Gênesis), alguns estudos de hoje mostram que a (I.A) inteligência artificial nada mais é do que uma inspiração de pessoas, criada por pessoas e que impacta a vida de pessoas.

Ou seja, todo aplicativo quando nasce, sua finalidade é resolver um problema (UBER por exemplo, resolvendo e facilitando a vida das pessoas em transporte nas cidades), ao que, posteriormente damos o nome de transformador digital que impacta a vida das pessoas.

Isso é expectativa ou é realidade? Até a (I.A) inteligência artificial da IBM conhecida como “Watson” está apanhando para provar o seu valor para os negócios, notadamente na indústria da saúde. Mas há de se ressalvar que hoje, o mercado de (I.A) já movimenta 24 bilhões de dólares.

As promessas de transformar nossas vidas em um nível mais profundo continuam sendo o grande desafio, desde a invenção da eletricidade. Aguardemos os próximos passos com as palavras de Pablo Picasso quando ele disse: “Para construir é preciso destruir”.

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

  • Gilclér Regina é Escritor e Palestrante Profissional

Uma pessoa simples que se transformou num dos mais reconhecidos Conferencistas do país, com atuações também no exterior.

(PALESTRAS): www.gilclerregina.com.br/contato