Toninho Cruz quer aquisição de filtros deionizador de água para a Rede Pública de Saúde – Foto: Anderson Zanatta

Na tribuna, durante sessão ordinária da Câmara Municipal de Dourados, o vereador Toninho Cruz (PSB) solicitou à prefeita de Dourados Délia Razuk e secretarias de Saúde e de Governo a aquisição de filtros deionizador de água (purificador) de uso em autoclaves, para esterilizar diversos materiais clínicos utilizados em postos de saúde do município, bem como no Hospital da Vida.

Segundo Toninho Cruz, hospitais e unidades de saúde, em sua maioria, utilizam autoclaves como medidas gerais de esterilização para materiais clínicos, placas e tubos de cultura, antes de serem descartados no lixo hospitalar ou mesmo quando encaminhados para incineração.

A autoclavagem é um tratamento térmico e consiste em manter o material contaminado a uma temperatura elevada, através do contato com vapor de água, destruindo assim agentes patológicos.

Para o uso da autoclave, tem-se que utilizar uma água “destilada”, água essa que passa por um processo de purificação através do filtro deionozador. “Em nossa Rede Pública de Saúde o uso da autoclave é de extrema importância para prevenir riscos de contaminação, através da eficaz esterilização dos referidos equipamentos. Esse processo consome vários galões todo mês, o que acaba onerando muito a administração”, destacou o vereador.

Toninho pede ao Poder Executivo que estude a viabilidade de adquirir filtro deionizador para que assim possam realizar esse processo de purificação da água nos próprios laboratórios e hospitais, medida essa que certamente irá trazer economia para a atual administração. “Com essa medida, pretende contribuir com a atual Administração, levando alternativas eficazes para um serviço de qualidade e bom empenho do dinheiro público”, finalizou.

Orteco