Pantanal ganha vitrine internacional em Nova York com apoio do Sebrae/MS

Em parceria com a Embratur e a Fundtur MS, instituição levou experiências de turismo sustentável à Galeria Visit Brasil, promovendo o bioma e os pequenos negócios do setor

Turismo do Pantanal é destaque em evento de âmbito internacional em Nova York – Divulgação

O Sebrae/MS marcou presença na Galeria Visit Brasil, evento realizado em Nova York (EUA) pela Embratur, de 29 de outubro a 02 de novembro, que teve como objetivo promover o turismo brasileiro em âmbito internacional. Nesta edição, dedicada ao Pantanal, o espaço-conceito apresentou a riqueza natural e cultural do bioma, com experiências imersivas que conectaram sustentabilidade, gastronomia, arte e turismo regenerativo.

Para a diretora técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, a participação no evento representa mais um passo na consolidação do turismo como vetor de desenvolvimento sustentável no Estado. “A parceria entre o Sebrae e a Embratur, proporcionando uma galeria do Pantanal em Nova York, é uma oportunidade para que o pequeno produtor e o empresário da cadeia do turismo promovam seus atrativos e potencializem esse importante setor da economia estadual e brasileira. O turismo do Pantanal tem um papel essencial no desenvolvimento social, pois é um turismo de base comunitária, que depende do bem-estar das comunidades locais. A natureza está posta, é belíssima, agora precisamos de investimento e confiança empresarial para mostrar ao mundo que o nosso turismo é, de fato, diferenciado e acolhedor”, destacou Amarilha.

Um dos destaques foi o lançamento da nova campanha internacional da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur MS), voltada à promoção do Estado como destino de natureza, cultura e hospitalidade. O presidente da Fundtur MS, Bruno Wendling, também reforçou a importância da promoção internacional. “A relevância dessa ação é altíssima, porque os Estados Unidos são um mercado prioritário para nós. É um público com o qual temos trabalhado intensamente nos últimos três anos, e estar aqui, presencialmente, junto com a Embratur, reforçando a identidade do Pantanal e de Mato Grosso do Sul, é fundamental para fortalecer essa conexão”, disse Wendling.

A participação do Sebrae/MS destacou o papel da instituição na promoção do turismo regional e na valorização dos empreendedores locais. Durante a programação, o público internacional acompanhou dois momentos de cooking show conduzidos pelo chef sul-mato-grossense Paulo Machado, que apresentou sabores autênticos da culinária pantaneira, reforçando a identidade gastronômica do Estado como ativo de turismo cultural. A programação ainda contou com rodas de conversa temáticas, encontros de negócios e apresentações culturais, ampliando as oportunidades de visibilidade e conexão com o mercado internacional.

Empresários do setor turístico também representaram o Mato Grosso do Sul no evento, entre eles Roberto Klabin, da Caiman Ecoturismo, e representantes da Amolar Experience (Pure Brasil), que compartilharam cases de turismo sustentável e experiências de convivência com a natureza. “Para nós, empresários, é fundamental participar de uma ação como essa, que promove o destino e mostra ao mundo a importância do Pantanal para o Brasil e para toda a América do Sul. É uma região única, onde é possível apreciar de perto a biodiversidade e a cultura pantaneira”, pontuou.

O empresário também conta com o apoio do Sebrae/MS para estabelecer novas parcerias. “Tenho uma relação muito próxima e positiva com o Sebrae, que tem sido um grande parceiro da Caiman. Graças a essa parceria, conseguimos nos aproximar das comunidades originárias da região, apoiando o desenvolvimento do artesanato e do etnoturismo, que hoje é uma atividade essencial tanto para o Estado quanto para as próprias comunidades indígenas. O Sebrae tem um papel importante de integração e fortalecimento local, porque não podemos ter ilhas de prosperidade cercadas por ilhas sem oportunidade. O que queremos é que todos evoluam, mantenham suas tradições e conservem a natureza. Esse é o verdadeiro desenvolvimento que o Pantanal representa”, completou.

Com público formado por jornalistas, autoridades, profissionais do trade turístico e influenciadores, a Galeria Visit Brasil foi realizada na Anita Rogers Gallery, em Manhattan. A ação reforça a estratégia conjunta entre o Sebrae/MS, Fundtur MS e Embratur para posicionar o Pantanal entre os destinos mais desejados do ecoturismo mundial.
Mais informações sobre as ações realizadas pelo Sebrae/MS e parceiros podem ser obtidas pelo telefone 0800 570 0800 ou pelo site ms.sebrae.com.br.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Definição de Cookie

Abaixo você pode escolher quais tipos de cookies permitem neste site. Clique no botão "Salvar configurações de cookies" para aplicar sua escolha.

FuncionalNosso site usa cookies funcionais. Esses cookies são necessários para permitir que nosso site funcione.

AnalíticoNosso site usa cookies analíticos para permitir a análise de nosso site e a otimização para o propósito de otimizar a usabilidade.

Social mediaNosso site coloca cookies de mídia social para mostrar conteúdo de terceiros, como YouTube e FaceBook. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

AnúnciosNosso site pode utilizar cookies de publicidade para mostrar anúncios de terceiros com base em seus interesses. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

OutrosAlgum conteúdo publicado em nosso site pode incluir cookies de terceiros e de outros serviços de terceiros que não são analíticos, mídia social ou publicidade.