O Palmeiras começa a ver o Departamento Médico esvaziar após enfrentar uma série de lesões ao longo da temporada. Nesta terça-feira (14), o zagueiro Micael iniciou a transição física após se recuperar de uma entorse no tornozelo esquerdo. Com isso, o técnico Abel Ferreira pode, pela primeira vez em 2025, contar com todo o elenco à disposição nas semanas que antecedem a disputa do Mundial de Clubes da Fifa.
A estreia do Verdão na competição internacional está marcada para o dia 15 de junho, contra o Porto, no Metlife Stadium, nos Estados Unidos. O jogo, válido pela semifinal, começará às 19h (horário de Brasília), e é visto como um dos principais desafios da temporada para o clube alviverde.
Nas últimas semanas, o Palmeiras chegou a registrar até sete desfalques simultâneos, reflexo do calendário apertado e das exigências físicas de disputar cinco torneios em um único ano: Campeonato Paulista, Brasileirão, Copa do Brasil, Libertadores e agora o Mundial. A comissão técnica, ciente do desgaste, tem adotado estratégias para preservar os atletas.
João Martins, auxiliar de Abel, destacou após a vitória contra o São Paulo a importância de ter um elenco equilibrado. Segundo ele, todos os jogadores já enfrentaram problemas físicos nesta temporada e, por isso, o rodízio entre os atletas tem sido fundamental para manter o rendimento do time em alto nível.
Com 31 atletas no elenco principal, dos quais 30 já foram utilizados em partidas oficiais, Abel Ferreira mantém o plano de não repetir escalações. A rotação constante tem permitido dar ritmo a todo o grupo, garantindo alternativas para enfrentar o calendário apertado e minimizar o impacto das lesões.
Os próximos reforços devem ser Micael e Bruno Rodrigues, que seguem em transição e devem retornar ainda em maio. Apesar disso, ambos estão fora do confronto contra o Bolívar nesta quinta-feira (16), pela fase de grupos da Libertadores, às 19h, no Allianz Parque.