Palestra gratuita nesta quinta debaterá sobre prevenção de câncer de intestino

O mês de setembro chama a atenção da sociedade para algumas causas importantes e uma delas é a conscientização sobre o câncer de intestino, que conforme o Instituto Nacional de Câncer (INCA) é o terceiro tipo mais frequente em homens e o segundo entre as mulheres. A incidência só é menor que mama, nas mulheres, e pele e próstata, nos homens.

De acordo com a Federação Brasileira de Gastroenterologia, 70% dos casos de câncer de intestino ocorrem a partir dos 50 anos de idade em pessoas sem sintomas e sem histórico familiar desta doença.

Por ser uma doença que não apresenta sintomas na fase inicial, é preciso ficar atento aos sinais de alarme, como: presença de sangue nas fezes ou formato fino, alteração no número de evacuação, anemia, emagrecimento ou fraqueza, entre outros.

Além disso, a Diretriz da Sociedade Americana de Câncer 2018 recomenda a colonoscopia a partir dos 45 anos, independente de sintomas ou histórico familiar, pois o exame reduz o risco de câncer de intestino em até 90%.

Como o segredo está na prevenção e no diagnóstico precoce, a Unimed Campo Grande realizará nesta quinta-feira (13/09) uma palestra com esclarecimentos dos principais temas e cuidados essenciais na prevenção do câncer de intestino.

Serão abordadas as formas de prevenção, sintomas, hábitos saudáveis, alimentação preventiva, cuidados a partir dos 50 anos e como evitar os fatores de risco. A palestra será ministrada pela gastroenterologista e hepatologista, Dra. Luciana Araujo Bento, que é a presidente da Associação Sul-mato-grossense de Gastroenterologia e professora de medicina.

Serviço

O evento, gratuito e aberto à população, será realizado nesta quinta-feira, 13 de setembro, às 15h, no auditório da Unimed Campo Grande, que está localizado na Rua Goiás, 695, Jardim dos Estados.

Informações podem ser obtidas no telefone (67) 3389-2421 ou pelo e-mail viverbem@unimedcg.coop.br

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.