Pacientes deixam o vício do tabaco após acompanhamento na UBS de Macaúba

Tratamento foi diferencial na vida de pacientes – Foto: UBS/ Distrito Macaúba

De junho a setembro de 2019, a Unidade Básica de Saúde do Distrito de Macaúba, realizou o II grupo de Tabaco, para auxiliar pessoas com desejo de deixar o vício do cigarro. Com direcionamento da Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria de Saúde, a ação foi sucesso e impactou na vida de pacientes que participaram.

Conforme a enfermeira Tatiana Borba, da organização do programa, as atividades contaram com equipes de vários profissionais que conduziram rodas de conversa, esclareceram dúvidas, conduziram consultas médicas e realizaram auriculoterapia.

O grupo teve início com 11 pacientes, dentre os quais, quatro abandonaram completamente o tabagismo e dois diminuíram consideravelmente o uso do tabaco. Cinco pessoas não concluíram o tratamento.

“O índice de abstinência ficou em 36,3%. Vale ressaltar que cada pessoa que deixa o vício, contará com benefícios em sua saúde, melhorará sua expectativa de vida, bem como a qualidade de vida”, enfatiza Tatiana.

Ao final do encontro foi promovida uma confraternização com os participantes e a equipe da UBS e entrega de certificado aos que cessaram o tabagismo e aos participantes.