Home Colunistas

Ou muda ou morre!

  • Por Gilclér Regina

Quero iniciar esta matéria alertando que muita gente perde o cliente pelo troco, por detalhes e até pela falta de um sorriso.

A hora é agora. Qual a sua decisão para enfrentar o mercado? Você vai pisar no freio ou no acelerador? Já percebeu que tudo muda a todo instante?

Quando buscamos inspiração na Águia é porque ela encara de frente uma tormenta para sobreviver e a ultrapassa… A bonança vem em seguida. Atravessar um deserto é assim, você pode até gritar, xingar, brigar, reclamar, mas uma coisa você não pode fazer sob o risco de morrer, ou seja, você não pode ficar parado.

No caso da Águia, se ela fugir da tempestade, do mau tempo, ela será pega de surpresa e possivelmente irá morrer.

No deserto você pode morrer de calor de dia e de frio a noite. Então, se você não fica parado, em algum lugar você vai chegar.

O Frei Leonardo Boff nos dá uma dimensão de quando estamos vivendo um conflito, um momento difícil ou até mesmo a chamada crise. Ele disse: “A crise representa purificação e oportunidade de crescimento”. Portanto, a decisão de mudar e melhorar é agora, não dá mais para perder tempo.

Ficar discutindo problemas voltou a ser tema das conversas e das manchetes dos jornais. Querem que um governo que nem começou já resolva o que o outro não fez em quase duas décadas. Pois é, enquanto alguns pisam no acelerador da mudança a maioria pisa no freio do que o bom é o que era ruim ontem.

Como consequência disso o mercado fica maior para os que acreditaram em resultados mesmo em tempos difíceis.

A grande pergunta é: O que fazer? Como as empresas devem se comportar? Como enfrentar os desafios sejam eles de crise ou de inovação tecnológica que torna o atual obsoleto em muito pouco tempo?

Existem três tipos de empresas e profissionais. Primeiro, àqueles que fazem acontecer. Segundo, aqueles que ficam observando o que está acontecendo e terceiro, aqueles que ficam se perguntando: “O que foi que aconteceu?”. Estes últimos já morreram e ainda não sabem, fazem parte da família da falência motivacional.

Outro dia recebi de um grande amigo um depoimento de alguém dizendo que neste momento os palestrantes da moda e o pessoal do marketing digital é que estão faturando com o momento… Essa pessoa se engana, aqui nós não vendemos crise, nós compramos.

Nós trabalhamos no desenvolvimento constante de pessoas e na criação de uma vacina que tenha como finalidade o antídoto ao pessimismo das pessoas.

A única saída neste momento é aprimorar serviços e conquistar cada cliente. Vivemos um modelo de vida onde cada vez mais os produtos e serviços se parecem em tecnologia, aparência e preços.

As marcas e produtos são quase iguais.  A fidelidade do consumidor é que passa a ser cada vez mais frágil. O que fará ele optar pelo produto “A” ao invés do produto “B”? Sem dúvida, o melhor serviço agregado ao produto fará toda diferença.

E isso envolve atendimento, distribuição, entrega, assistência, abordagem, pós venda, rapidez e controle de qualidade. Definitivamente não basta ter apenas conhecimento. Agora mais do que em outra época, é preciso ter atitude. Definitivamente não basta o melhor produto. É preciso ter o melhor serviço.

Infelizmente em momentos como este que estamos vivendo, a norma tem sido exatamente oposta. Cortam-se gastos e tudo aquilo que poderia satisfazer e encantar o cliente, matando o diferencial do negócio. Investem até em mídia e não treinam sua equipe para serem os melhores.

E os clientes naturalmente não reclamam, pelo menos a maioria, algo em torno de 96%. Que eu saiba, apenas trocam de marca, de loja, de fornecedor.

Não dá para adiar, a hora é agora. Ou muda ou morre. O caminho é cativar os clientes que já temos e repensar o negócio, repensar se estamos proporcionando verdadeiros momentos mágicos ou trágicos na vida da empresa. E se o seu serviço ou produto não tem um aplicativo você pode estar diante de uma ideia milionária.

Sua escolha determinará a cor do seu balanço: azul ou vermelho, isto é, aquela continha chamada lucro ou prejuízo.

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

  • Gilclér Regina

Escritor e Palestrante de sucesso com reconhecimento internacional.

Contato:  www.gilclerregina.com.br

44-3041-7150 – 44-99742-2332 – contato@gilclerregina.com.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile

Definição de Cookie

Abaixo você pode escolher quais tipos de cookies permitem neste site. Clique no botão "Salvar configurações de cookies" para aplicar sua escolha.

FuncionalNosso site usa cookies funcionais. Esses cookies são necessários para permitir que nosso site funcione.

AnalíticoNosso site usa cookies analíticos para permitir a análise de nosso site e a otimização para o propósito de otimizar a usabilidade.

Social mediaNosso site coloca cookies de mídia social para mostrar conteúdo de terceiros, como YouTube e FaceBook. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

AnúnciosNosso site pode utilizar cookies de publicidade para mostrar anúncios de terceiros com base em seus interesses. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

OutrosAlgum conteúdo publicado em nosso site pode incluir cookies de terceiros e de outros serviços de terceiros que não são analíticos, mídia social ou publicidade.