"O transporte já está ocorrendo, mas não concordo com transferência interdistrital", disse Olavo Sul - Foto: Eder Gonçalves
“O transporte já está ocorrendo, mas não concordo com transferência interdistrital”, disse Olavo Sul – Foto: Eder Gonçalves

O vereador Olavo Sul (PEN), que votou contra o projeto de Lei 051/2017 dos vereadores Pedro Pepa (DEM) e Madson Valente (DEM), nesta segunda-feira (05), durante a 18º sessão ordinária, sobre o transporte de estudantes da zona rural, que autoriza a locomoção dos alunos de distrito para distrito, falou na tribuna que esse projeto, em longo prazo, poderá fechar unidades de ensino, como é o caso do grande número de evasão do Panambi.

Pensando nisso, o vereador reuniu a comunidade da Vila São Pedro na última semana, para falar sobre o assunto. “O transporte escolar já está sendo realizado pela Prefeitura Municipal aos alunos que já estavam matriculados, inclusive, para os alunos da rede particular que vem dos distritos para estudar em Dourados. Acredito que casos específicos sempre são atendidos. O grande problema desse projeto que foi apresentado e que teve apenas sete votos favoráveis, é a autorização do transporte de distrito para distrito, que poderá acarretar no fechamento de algumas escolas no futuro”, disse Olavo Sul.

Em reunião, a comunidade deixou claro que é preciso valorizar as escolas distritais, levando melhorias para cada unidade. Em Vila Vargas, por exemplo, na escola estadual Presidente Getúlio Vargas, que conta hoje com 506 alunos, a nota do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é a mais alta entre as escolas da rede estadual dos distritos, mas mesmo assim, somente esse ano houve várias transferências, de acordo com o diretor José Antônio do Nascimento Júnior.

“Fui eleito com uma ótima votação dos distritos, mas não posso aprovar um projeto que vai beneficiar apenas uma parte dos pais e não pensar a longo prazo. Eu estudei na Vila São Pedro e alguns professores que hoje ministram aulas na escola, também estudaram nela. É preciso unir forças e levar melhorias para os estudantes e não mudar nossos filhos para o outro distrito desvalorizando a nossa comunidade”, afirmou o vereador Olavo Sul.

Da Assessoria Parlamentar