Obras da ETE avançam em Itaporã

Sanesul visitou canteiros de obras do esgotamento sanitário na cidade; rede de esgoto em execução e a ETE que está com mais de 60% da obra concluída

Início das obras da ETE Itaporã – Acom/Sanesul

Com previsão de terminar em novembro, as obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Itaporã seguem sem interrupções. Com mais de 60% concluída, a ETE vai operar por meio de Reator UASB. Ela está localizada na MS 156, sentido Montese.

Os moradores de Itaporã terão uma nova ETE com a capacidade de tratar até 20 litros de esgoto bruto por segundo, bem maior que os atuais 5 litros da estação que está em funcionamento. Com a nova capacidade, a estação fica preparada para atender a demanda do município.

Além disso, a Sanesul executa 2.690 metros de rede coletora, 92 novas ligações domiciliares, 1.197 metros de emissário e uma estação elevatória, entre outras obras complementares deste grande projeto.

O valor desse investimento em esgotamento sanitário é de R$ 4,2 milhões. O recurso é proveniente do Governo Federal, por meio da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e do Governo do Estado, por meio da Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul).

Maior cobertura em esgotamento

Em setembro de 2019, o município foi contemplado com mais R$ 11 milhões do programa Avançar Cidades, viabilizados pela Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) junto à Caixa.

Este investimento vai ser aplicado na ampliação do sistema de esgotamento para alcançar a universalização do serviço: são previstos mais 35 km de rede coletora e 2.073 ligações domiciliares de esgoto, além de 5 estações elevatórias.

O prefeito do Município, Marcos Pacco, comentou sobre a importância das obras que acontecem.

“É um momento importante na história de Itaporã no que diz respeito ao saneamento básico. Grande foi nossa alegria saber que Itaporã obteve aprovação no projeto de saneamento Avançar Cidades, que destinou recursos através de uma parceria município, Governo do Estado/Sanesul e União.

Ter o esgoto coletado e tratado é uma meta nossa junto com a Sanesul”, destacou.

Com a finalização de todas essas obras, o município de aproximadamente 23 mil habitantes (IBGE), deverá modificar significativamente os seus bons índices de saneamento. Investimento em saúde pública com responsabilidade, focado nas futuras gerações.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.