• Por Gilclér Regina

Qual é o grande segredo para ser uma pessoa bem-sucedida? Sucesso pode ter uma definição específica para cada profissional.  Para uns é ganhar dinheiro, fama e poder, mas para outros é conseguir levantar da cama e caminhar até o jardim.

Ainda assim, acredito que o sucesso da noite para o dia tem vinte anos de empenho. O meu sonho também é o sonho dos meus concorrentes. Eu também quero ser a Montblanc das canetas ou a Ferrari dos carros, mas isso leva anos de empenho, estudo e trabalho.

Muito raro é algo que vem da noite para o dia e, mesmo que venha, pode ser incrivelmente complicado manter-se nessa condição.

Bem, vamos aqui enumerar algumas atitudes-chave para qualquer profissional que deseja trilhar um caminho brilhante! Vamos lá:

  1. OBJETIVOS. Se você já leu biografias de pessoas bem-sucedidas, vai perceber uma espécie de padrão ligado a objetivos. Geralmente, essas pessoas começam estabelecendo objetivos a longo prazo e, então, fragmentam em pequenos objetivos de curto e médio prazo. Aquilo que parecia ser uma meta distante passa a se tornar algo visível e tangível.
  2. INTELIGÊNCIA EMOCIONAL: A grande maioria das pessoas bem-sucedidas tem uma característica em comum: encontraram um alto nível de inteligência emocional. Ser emocionalmente estável leva a um estado mental claro e ajuda no processo de tomar boas decisões.
  3. ENCARE OS PROBLEMAS DE FRENTE: Seja positivo ao enfrentar falhas, pois fatalmente elas existem. Bill Gates, por exemplo, diz que as falhas levaram a Microsoft ao sucesso nos primeiros anos. Aliás, ele geralmente contratava pessoas que já quebraram em seus negócios. Oprah Winfrey atribui ter se tornado uma grande apresentadora de TV ao fato de ter sido demitida do antigo emprego e, Steve Jobs atingiu o auge de sua carreira depois de ser demitido da sua própria empresa. Se você é o tipo de pessoa que enxerga falhas como um motivo para se deprimir, não se esqueça de que pessoas de sucesso sabem sacudir a poeira e dar a volta por cima.
  4. ESTAR SEMPRE EVOLUINDO: A minha geração, em sua maioria, tornou-se há muito tempo uma geração de analfabetos virtuais, digitais, ou seja, lá que nome dar. Parou no tempo, deixou de continuar aprendendo, que é a regra para ser feliz inclusive. Warren Buffett gasta boa parte do dia lendo livros, jornais e documentos financeiros. Bill Gates lê, pelo menos, um livro por semana. Se você não é um grande fã de leitura, pode investir em palestras ou até mesmo cursos online e podcasts. O ponto é se manter sempre atualizado e ter a mente aberta para novas ideias e descobertas. Faça as perguntas certas, acumule conhecimentos e use isso.
  5. COLOCAR-SE NO LUGAR DO OUTRO: Pessoas realmente bem-sucedidas sabem como inspirar outras pessoas para seguirem um caminho brilhante. Saber ouvir e assimilar as aspirações e dificuldades das outras pessoas fará com que as suas ações se tornem cada vez mais efetivas.
  6. FOCO ACIMA DE TUDO: O húngaro, jogador de futebol profissional, que era o Cristiano Ronaldo de sua época, até dias atrás ainda era o artilheiro da história do Real Madrid, questionado por um jornalista soabre o que tinha que fazer para jogar bem o futebol, respondeu assim: “Quando converso com as pessoas, falamos sobre futebol e quando estou sozinho só penso em futebol”. Precisa dizer mais?

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus”.

  • Gilclér Regina é Escritor e Palestrante Profissional

Uma pessoa simples que se transformou num dos mais reconhecidos Conferencistas do país, com atuações também no exterior.

(PALESTRAS): www.gilclerregina.com.br/contato