Relatório de Estabilidade Financeira, divulgado nesta quinta-feira (11) pelo Banco Central (BC), aponta que os consumidores estão mais atentos ao pagamento da fatura do cartão de crédito na data do vencimento, dado que se alinha ao que mostra a PEIC (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor), desenvolvida pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo).

Conforme o relatório do BC, em dezembro de 2018, a taxa média de pagamento da fatura do cartão de crédito chegou a 79%. Em junho do ano passado, essa média estava em 77%. Para o diretor de Fiscalização do BC, Paulo Souza, os consumidores estão mais conscientes sobre o uso do cartão de crédito, pagando o valor da fatura integralmente na data do vencimento.

Contas em dia – O cartão de crédito é apontado pelas famílias como principal meio de endividamento, conforme a PEIC. A última pesquisa, de Campo Grande, relativa a março deste ano, aponta que 69,1% tinham compromissos a vencer no cartão de crédito.

“O que temos percebido é que além de o percentual de famílias com contas parceladas estar diminuindo, as que têm contas em atraso também apresentaram redução. Comparando março com fevereiro deste ano, o índice dos que estavam com contas atrasadas caiu de 34,3% a 29,7%”, diz o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso do Sul (Fecomércio MS) e do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS, Edison Araújo.