Nova Zelândia ‘derrota’ pela segunda vez surto de coronavírus

País conteve foco de disseminação surgido em Auckland

Jacinda Ardern está em campanha pela reeleição na Nova Zelândia – Foto: EPA

A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, declarou nesta segunda-feira (5) que o país “derrotou” o novo coronavírus mais uma vez.

Além disso, anunciou o relaxamento das medidas de contenção em Auckland, maior cidade neozelandesa e epicentro da “segunda onda” da pandemia no arquipélago. “Os neozelandeses respeitaram o plano que agora funcionou duas vezes e derrotaram o vírus de novo”, disse Ardern, elogiada internacionalmente por seu sucesso no combate à crise sanitária.

Com 1.855 casos e 25 mortes desde o início da pandemia, a Nova Zelândia chegou a ficar 102 dias sem transmissão comunitária do vírus.

No entanto, um novo foco de disseminação surgiu no início de agosto, em Auckland, levando à decretação de um lockdown de três semanas na metrópole. Agora a cidade já contabiliza 12 dias sem novos casos e voltará para o “nível um” de restrições, o mais baixo na escala que vai até quatro.

Com isso, não haverá mais restrições para eventos sociais. A premiê Ardern, do Partido Trabalhista, é favorita para ganhar as eleições gerais de 17 de outubro.

Da AnsaFlash 

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.