Nova edição da Revista Monções apresenta a Amazônia como palco de lutas e reflexões

Já está disponível o volume 9 da Revista Monções, do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Com o título Amazônia: palco de lutas de reflexões, o dossiê apresenta pesquisas, com aportes empíricos e teóricos, que dão uma amostra da diversidade histórica, geográfica, social, cultural e política que compõe a região.

Esta edição reúne uma entrevista, uma tradução e 13 artigos inéditos, com contribuições de quatro universidades amazônicas (UNIR, UFRR, UFPA e UNAMA); quatro universidades de outras regiões (PUC-RJ, UFABC, Unesp e UFGD); além de uma organização não governamental (Operação Amazônia Nativa – MT) e o Ministério Público Federal sediado em Rondônia. Há, ainda, mais cinco artigos, na seção miscelânea, relacionados a áreas de estudos das Relações Internacionais.

Os professores organizadores da revista, Patrícia Mara Cabral de Vasconcellos (Unir), Márcio Secco (Unir) e João Urt (UFGD), afirmam que “É com alegria que observamos, apesar do momento dramático que vivemos, a presença de massa crítica devotada à compreensão das dinâmicas amazônicas. Acreditamos que somente com base na seriedade deste esforço será possível apoiar lutas populares e pensar uma saída soberana para os desafios atuais”.

Para acessar o conteúdo dividido por sumário, acesse o site: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/moncoes. O arquivo com a edição completa pode ser conferido clicandoAQUI.

Saiba mais

A “Monções: Revista de Relações Internacionais da UFGD” foi criada em 2012 e tem periodicidade semestral. A revista eletrônica publica, mediante a aprovação de pareceres de especialistas, artigos, resenhas e entrevistas nas áreas de Política Externa, Política Internacional, Integração Regional, Economia Internacional, História das Relações Internacionais, Organizações Internacionais, Segurança Internacional, Direitos Humanos, entre outras temáticas afeitas ao campo das Relações Internacionais.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.