Simulador de direção utilizado pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs) – Divulgação

Tecnologia está presente em 85% dos municípios do estado. Ao todo, já foram aplicadas mais de 240 mil aulas

Os novos motoristas sul-mato-grossenses têm a oportunidade de aprender a dirigir com o auxílio da tecnologia. No estado, já são quase 50 mil condutores que tiraram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e que durante esse processo tiveram aulas no simulador de direção veicular. Ao todo, foram cerca de 242 mil aulas aplicadas até então.

De acordo com a ProSimulador, uma das empresas desenvolvedoras da ferramenta no país, em Mato Grosso do Sul a tecnologia está disponível em cerca de 85% dos municípios (68 das 79 cidades), estando presente em 76 Centros de Formação de Condutores (CFCs) com 95 simuladores instalados.

“O equipamento é fundamental para a preparação do condutor, pois são cinco aulas, com mais três facultativas, que o preparam para chegar às 20 que ele continua fazendo na rua com o carro. O simulador possibilita ao aluno vivenciar cenários como os efeitos de dirigir embriagado e treina as reações adequadas para conduzir em dias de chuva e neblina, por exemplo”, destaca Sheila Borges, especialista em simuladores de direção e diretora de produtos da ProSimulador.

Diagnóstico local

De acordo com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), em Mato Grosso do Sul foram contabilizadas 680 mortes em acidentes de trânsito no ano de 2015 – levantamento mais recente disponível pelo órgão. Desses óbitos, quase 35% envolveram motoristas e passageiros de automóveis.

Sobre a ProSimulador

A ProSimulador faz parte do Grupo Tecnowise, que atua há 30 anos no mercado de tecnologia, infraestrutura e desenvolvimento de soluções para os segmentos de trânsito, veículos, simulação e mobilidade humana, e é responsável pela produção de equipamentos de simulação, como os simuladores de direção veicular. A empresa integra a Associação Nacional de Fabricantes de Simuladores Profissionais (ANFASP) e é apoiadora do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito – programa do Governo do Estado de São Paulo que busca reduzir pela metade o número de vítimas nos acidentes de trânsito no estado até 2020 – e do Observatório Nacional de Segurança Viária.