Na Praça, Dia da Água traz mensagens de preservação e combate ao desperdício

Desde as 9h, os estandes já disponibilizam exposição de maquetes, cartazes e experimentos, e o Imam faz a doação de 200 exemplares de mudas

O intuito é passar a principal mensagem sobre a preservação ambiental nas margens de córregos e das nascentes – Foto: A. Frota

A Prefeitura de Dourados, através do Instituto do Meio Ambiente, com o apoio de inúmeros parceiros, promove nesta sexta-feira, 22 de março, Dia Mundial da Água, uma ação de conscientização sob a ótica da preservação de nascentes e do consumo consciente do líquido mais precioso para o ser humano.

Desde as 9h, os estandes já disponibilizam exposição de maquetes, apresentação de cartazes e experimentos, dentre outros trabalhos realizados pelo Departamento de Educação Ambiental, além de doação de centenas de exemplares de mudas frutíferas e nativas para a população. A ação se estende até às 15h.

Além do Imam, o curso de Engenharia Ambiental da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), o Centro de Controle de Zoonoses, o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, a Sanesul e outras entidades, fazem parte da ação, com entrega de folhetos, esclarecimentos e propagação da mensagem.

Para as crianças, o Imam promove ensinamentos e pintura facial e, para todas as pessoas que se dispuserem a participar, será permitido deixar a marca do polegar em um grande cartaz, o que simboliza a responsabilidade de cada um para a preservação da água.

A Secretaria de Cultura reforçou o evento. A cantora Helena Baenas se apresenta com músicas sobre a água, na parte cultural do evento. Alunos da escola municipal Joaquim Murtinho participaram do evento.

“Os trabalhos apresentados pelos acadêmicos são provenientes do curso da Uems. Os nossos trabalhos apresentados aqui são provenientes das visitas que fizemos nas escolas com as palestras sobre a importância da água. Hoje é uma ação pontual que reforça para a população a ideia da preservação e do não-desperdício da água”, disse a educadora ambiental Deisy Claro Duarte.

Conforme a educadora, o intuito é passar a principal mensagem sobre a preservação ambiental nas margens de córregos e das nascentes, ações com reflexo direto na qualidade da água, bem como ao consumo consciente, sem desperdício da água potável, já tão escassa no planeta.

“Em Dourados, como todo polo urbano, é crítica a situação de córregos e nascentes, principalmente pelo acúmulo de lixo. Se a mensagem foi absorvida, teremos uma geração mais preocupada com estes mananciais que desembocam no rio que fornece a água para a cidade”, destacou.

Para os acadêmicos do curso de Engenharia Ambiental, o momento é de compartilhamento de informações. “Temos aqui a oportunidade de levar à população o conhecimento que adquirimos na sala de aula sobre este tema tão importante que é a água. Trazemos maquetes e estudos sobre recursos hídricos e tratamento de água e esgoto”, disse Nathalia Silva Silveira, acadêmica do 5º ano.

O Departamento de Educação do Imam, há mais de 10 anos promove ações de conscientização nas escolas. Um dos principais objetivos das atividades propostas é fomentar a preservação ao meio ambiente e o retorno até mesmo econômico ao município. O ICMS Ecológico, devolve até 7% de impostos à cidade desde que esta promova atividades de educação ambiental, projetos e ações pontuais.

“Além da visitação nas escolas, temos o Papa Pilha, a Coleta Seletiva ampliada e ainda as ações pontuais, como o dia da árvore, da água, semana do meio ambiente e outras”, explicou Deisy.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.