Mutirão avalia saúde de moradores de assentamento na capital

Avaliação será realizada neste sábado, 29, no Assentamento Conquista - Divulgação
Avaliação será realizada neste sábado, 29, no Assentamento Conquista – Divulgação

Um grupo de cinco farmacêuticos avaliará neste sábado (29) a condição da saúde dos moradores do Assentamento Conquista, na capital, na saída para Rochedo. O objetivo é atender cerca de 70 pessoas com aferição de pressão, teste de glicemia e avaliação corporal, e a partir dos dados, gerar um diagnóstico da saúde na região, identificando a necessidade, ou não, de uma melhor atenção com a comunidade.

“Em outra ocasião, em uma aldeia indígena na região de Sidrolândia, identificamos elevada taxa de açúcar no sangue da comunidade. E por meio de entrevista, verificamos que o resultado estava diretamente ligada à alimentação daquela comunidade. Identificados números preocupantes, emitimos relatório, e entregamos aos órgãos responsáveis, que podem dar prosseguimento na ação, seja com orientações ou com visita médica”, detalha a farmacêutica responsável pelo projeto, Adriane Rios.

No Assentamento Conquista, localizado na MS-080, a ação acontecerá entre 8h e 11h, deste sábado. E além da avaliação e levantamento de dados da saúde dos moradores, serão feitas orientações saudáveis para a comunidade, como a necessidade do autocuidado, incluindo os riscos da automedicação, bastante frequente nestes cenários.

A ação é realizada pela Rede de Drogarias São Bento e tem o apoio da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), que desenvolve nesta semana campanha alertando para a importância do autocuidado. “A iniciativa ocorre mundialmente nesta data e reforça a importância de se cuidar 24 horas por dia, sete dias da semana”, ressalta Sergio Mena Barreto, presidente executivo da Abrafarma.

Além das orientações e testes, serão distribuídos álcool em gel e repelentes para os participantes da pesquisa, levando em consideração, respectivamente, a influência da higiene na saúde e a grande incidência de mosquitos na zona rural.