Muro da EIC será renovado dias 23 e 24 de novembro – Assessoria

Neste final de semana (dias 23 e 24), a Escola Franciscana Imaculada Conceição (EIC) dará novas cores ao seu muro, na rua Olinda Pires. Cinco anos após a primeira intervenção artística, a arte da “maior galeria de artes a céu aberto” do MS será renovada, contando com o trabalho voluntário de acadêmicos dos cursos de arquitetura e designer de interiores e de artistas locais. O grande nome estadual é Jonir Figueiredo, que fará parte do projeto.

São mais de 400m2 de área, distribuída em 29 telas que já passaram pelo ritual de apagamento – todas estão pintadas de branco – em respeito aos artistas que se dedicaram na primeira edição e para gerar a expectativa do que virá.

Como o projeto faz parte das comemorações do Jubileu de Safira das EIC, que completa 65 anos de atividade educacionais em março de 2020, a temática das obras será em torno do carisma de São Francisco de Assis, eleito personalidade do século XX. O cumprimento de Paz e Bem e seu cuidado com todas as criaturas serão retratados sob diferentes ópticas artísticas.

A primeira edição da pintura do muro com obras de arte levou as pessoas a interagirem com o espaço. Muitos ensaios fotográficos e encontros de amigos foram retratados tendo as telas como fundo, o que aproxima a comunidade da escola e da arte. Dessa vez não deve ser diferente.

“A ideia é valorizar esse espaço, que é bastante frequentado por pessoas que realizam suas atividades esportivas no entorno da escola, humanizando-o e também abrir espaço para que os artistas possam mostrar sua arte. Todos saem ganhando”, diz Cristine Medeiros, assessora de comunicação da EIC, idealizadora e executora do projeto.

A nova pintura contou com o apoio cultural do Sicredi e de outras nove empresas. Todas terão suas marcas reunidas numa tela junto ao portão de acesso ao Poliesportivo, como agradecimento à parceria.