Mundo Senai 2020 inicia 2ª etapa com aulas de Química, Física e Biologia preparatórias ao Enem

Com o tema “cosplay”, termo em inglês que significa brincadeira com fantasia, a primeira parte da 2ª etapa do novo formato do Mundo Senai, que oferece a oportunidade para a população conhecer de perto a estrutura, corpo docente e o trabalho desenvolvido pela instituição, surpreendeu os espectadores na manhã desta sexta-feira (27/11) com todos os participantes fantasiados. Neste ano, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o evento teve de ser reformulado e é 100% online, sendo que nesta etapa a programação é direcionada aos estudantes das escolas públicas e privadas do Estado, bem como industriais e comunidade em geral.

Para abrir a primeira parte do evento, que focou em aulas de Química, Física e Biologia preparatórias para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), os instrutores do Senai no Estado, Jonatas Kenji e Herlon Sommerfeld, caracterizados dos personagens “Luigi”, do jogo eletrônico “Mario Bros.”, e de Hulk, o super-herói verde da Marvel, apresentaram o “Show de Química”. De uma forma prática, eles apresentaram experiências dentro do próprio laboratório de Química do Senai de Três Lagoas. “A sigla AQ indica que o elemento químico é aquoso, I indica que ele é líquido e S significa que ele é sólido. É importante observar isso na hora de responder as questões do Enem”, explicou o instrutor Herlon Sommerfeld.

A partir daí, o instrutor Jonatas Kenji completou que uma reação química precisa ter contato. “Conforme vamos mexendo os elementos químicos, a mistura começa a esquentar. Quando uma reação libera calor, é uma reação exotérmica. Além disso, quando maior a temperatura, melhora a reação. Já a cinética envolve a velocidade, então quanto maior a agitação, melhor são as condições entre as moléculas e aí temos a formação do produto”, ressaltou pouco antes de promover a explosão de um balão, mostrando que Química não é sem graça.

Já o “Show de Física” foi ministrado no Laboratório de Mecânica do Senai de Três Lagoas e o instrutor Clóvis Cotrim, fantasiado de “Harry Potter”, o bruxo criado pela autora britânica J. K. Rowling, relembrou questões que caem todos os anos no Enem. “Nós ajudamos a construir o conhecimento e por isso estamos dividindo essa aula em teoria, resolvendo as questões na lousa, mas mostrando o experimento na prática, para fixar ainda mais o conteúdo”, disse.

Ele contou com o apoio do instrutor Walney Ramires, que se fantasiou do super-herói “Thor”, o Deu do Trovão, da Marvel, e ensinou aos espectadores a diferença entre polia fixa e polia móvel. “Polia fica tem a função de mudar a direção e o sentido para levar uma carga. Já a polia móvel exerce uma força menor sobre a carga que precisa ser movimentada”, ressaltou, mostrando de forma prática, em modelos montados pelos próprios instrutores para facilitar o entendimento dos espectadores.

De volta ao Laboratório de Química, as instrutoras do curso de biotecnologia do Senai de Três Lagoas, Helena Otsubo e Kelly da Luz, devidamente caracterizadas de “Mulher Maravilha”, super-heroína da DC Comic, e She-Ra, uma princesa com super-poderes de uma série de animação da TV, dividiram o “Show de Biologia”, abordando microorganismos e ciclos celulares.

“Biologia é uma disciplina bem ampla. Iniciando, vamos falar sobre o Reino Fungi e divisão celular, além da importância da mitose para nós seres humanos e para toda a diversidade dos seres eucarióticos”, comentou Helena Otsubo, elencando vários tipos de alimentos e remédios com a presença de fungos.

Ela ainda alertou que os fungos se alimentam de madeira e vegetais ricos em celulose e lignina. “Em Três Lagoas estão instaladas diversas indústrias de papel e celulose, então temos muita produção de eucalipto, uma planta cheia rica em celulose e lignina. Por isso, é preciso ter um cuidado muito grande para que os fungos não se tornem uma praga. Então esse assunto aqui é importante para o Enem, mas também vale para quem deseja trabalhar na indústria aqui da região”, reforçou.

Já a instrutora Kelly da Luz detalhou o que é uma célula, que é a menor unidade fundamental para os seres vivos. “Todos os seres vivos vão apresentar pelo menos uma célula. Os seres unicelulares são bactérias e alguns fungos, que não conseguimos ver a olho nu. Mas também temos os seres que podemos visualizar, que apresentam mais de uma célula e são os seres pluricelulares. Nesse contexto, temos a mitose, um processo de duplicação de células, que é importante para a cicatrização de uma ferida, por exemplo”, finalizou.

A programação continua no período da tarde, com oficina de tie dye, uma técnica de tingimento artístico de tecidos, e slime, um brinquedo em forma gelatinosa que tem sido febre entre crianças e adolescentes. Para completar a grade, o Mundo Senai 2020 terá uma “Tarde Geek” para os fãs de tecnologias, jogos eletrônicos, de tabuleiros, quadrinhos, mangas, livros, filmes, séries e o “Show de Arduínos”, que vai ensinar sobre programação de robôs e de quatro jogos – Among Us, Free Fire, Mine Craft e League of Legends. Para quem perdeu o evento, os vídeos continuam disponíveis pelo hotsite http://www.mundosenai.ms.senai.br/ ou pelo Canal do Senai MS no YouTube.

Confira a programação da tarde:

13:00 – 14:00 Show dos Arduinos

14:00 – 15:00 Desvendando os Jogos Digitais: MineCraft

15:00 – 16:00 Desvendando os Jogos Digitais: Free Fire / lol

16:00 – 17:00 Como aprender a aprender com Murilo Gun

17:00 – 18:00 Premiação Inova e GrandPrix

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.