MPT e Departamento de Trabalho dos EUA firmam cooperação

Acordo firmado no Fórum G20 irá favorecer integração entre Brasil e Estados Unidos para aprimorar políticas e práticas trabalhistas

“Estamos aperfeiçoando nossa tutela coletiva, especialmente nas áreas prioritárias como o combate ao trabalho infantil, ao trabalho escravo e a proteção à saúde do trabalhador”. Assim o subprocurador-geral do Trabalho Fábio Leal Cardoso caracterizou o memorando de entendimento sobre a cooperação em temas trabalhistas firmado na última quarta-feira (24) entre o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Departamento de Trabalho dos Estados Unidos da América (USDOL), durante o encontro que reúne os líderes das maiores economias do mundo – o G20. O documento foi assinado por Leal e pela secretária interina do Trabalho dos Estados Unidos, Julie Su.

O acordo visa fortalecer políticas e práticas que garantam o trabalho decente, acessível, livre de exploração e com condições justas para todos os trabalhadores. As pautas previstas no termo de cooperação incluem promoção da igualdade racial e de gênero no ambiente laboral; respeito e inclusão de povos indígenas e da população LGBTQIAPN+ no mundo trabalhista; garantia do trabalho seguro e saudável; prevenção e erradicação do trabalho infantil e do trabalho escravo; respeito à atuação sindical e expansão do acesso ao mercado de trabalho para pessoas com deficiência.

Também participaram a vice-subsecretária de Assuntos Internacionais dos Estados Unidos, Thea M.Lee, e o subsecretário-adjunto associado para Assuntos Internacionais dos Estados Unidos, Mark Mittelhauser.

Após a cerimônia, o subprocurador-geral do Trabalho Fábio Cardoso e o secretário de Cooperação Internacional Trabalhista do MPT, Augusto Grieco Meirinho, participaram do evento “Together let’s close the gender pay gap now” (Juntos, vamos acabar com a diferença salarial entre homens e mulheres agora). O encontro integra a programação dos debates técnicos que antecedem as reuniões ministeriais sobre emprego do G20.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.