MP e Prefeitura debatem política nacional da automutilação e do Suicídio

Capacitação sobre a Lei n° 13.819/2019 que institui a Política Nacional de Automutilação e do Suicídio reuniu cerca de 300 pessoas nesta quarta-feira

Capacitação na manhã desta quarta-feira tratou sobre a política nacional da automutilação e do suicídio – Foto: A Frota

Na manhã desta quarta-feira (25), a 17ª Promotoria de Justiça, Ministério Público de Mato Grosso do Sul, com apoio da Prefeitura de Dourados, realizou a capacitação sobre a lei n° 13.819/2019 que institui a Política Nacional da Automutilação e do Suicídio.

O objetivo foi debater o tema com profissionais da rede governamental e não governamental. As secretarias municipais de Educação, de Saúde e de Assistência Social e a Coordenadoria Regional de Educação apoiaram a capacitação.

A diretora de Atenção Especializada, Vanda Assad destacou que a capacitação será de grande valia para atualização dos profissionais sobre o tema, com impacto em novos direcionamentos de trabalho no meio.

“A lei é recente e temos várias demandas no município neste sentido. Infelizmente, cada vez mais se tem o registro de menores se mutilando e nós precisamos nos articular, aprimorar o fluxo de atendimento”, citou. Posterior ao encontro, reuniões ampliadas acontecerão com o Ministério Público sobre a temática.

A diretora ressaltou ainda que ações com ênfase na saúde mental já têm sido um direcionamento de trabalho da gestão Délia Razuk e a parceria do Ministério Público vem para somar a gestão e ampliação dos serviços da rede psiciossocial.

O promotor de Justiça Luiz Gustavo Camacho Terçariol mediou as atividades da capacitação. Posteriormente a psicóloga educacional e coordenadora da Coordenadoria de Psicologia do Estado, Paola Nogueira Lopes, explanou o tema “Papel da escola frente às demandas do cotidiano”. O gerente do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Devanildo de Souza Santos, falou sobre o “Fluxograma e preenchimento da ficha de notificação”.

Durante setembro, a Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, intensificou as ações com ênfase em saúde mental, dentro do “Setembro Amarelo”.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.