Palestra foi realizada nesta quarta-feira, 31, no plenário da Câmara Municipal – Divulgação

No dia 31/outubro (quarta-feira), uma equipe do Ministério Público do Trabalho realizou, no plenário da Câmara Municipal, uma palestra de orientação sobre questões do Trabalho Infantil, como parte do Projeto “Resgate a Infância”.

Sob coordenação das procuradoras, Dra. Cândice Gabriela Arosio e Dra. Simone Beatriz Rezende, receberam orientações diretores de escolas municipais e estaduais, equipes das Secretarias Municipais de Saúde e de Assistência Social.

Dra. Simone fez uma explanação inicial demonstrando as funções do Ministério Público do Trabalho “é importante todos saibam diferenciar e conhecer as atribuições do MPT, para que possam contribuir positivamente com nosso trabalho.”

Dra. Cândice apresentou diversos aspectos que envolvem a questão do Trabalho Infantil e como combatê-lo. Enfatizou que “Não há números para mensurar o sofrimento de uma criança submetida ao trabalho infantil, posto que esse tipo de situação rouba a infância.”

Durante o evento, foram apresentados vídeos e situações que demonstram quais as principais formas de trabalho infantil e como combatê-las. Também foi realizada explanação sobre a questão do jovem aprendiz, informando que as empresas do município, que tem vagas disponíveis, serão orientadas para seu preenchimento.

A Secretária Municipal de Educação Magali de Araujo Lima agradeceu ao trabalho desenvolvido pelo MPT “Estamos iniciando aqui uma parceria que certamente trará importantes frutos para nossa população. Com certeza o trabalho inter-setorial envolvendo Educação, Saúde e Assistência Social fará com que haja pleno sucesso nas ações. Agradecemos, em nome da Administração Municipal, ao excelente trabalho do MPT e colocamos toda estrutura à inteira disposição para realização do projeto.”

Segundo informações da Dra. Cândice, no ano de 2019 haverá implantação nas escolas do município do Projeto Ministério Público do Trabalho na Escola, que já teve adesão da Secretaria Municipal de Educação.

Esteve prestigiando o evento a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Tânia Mara Martins Cerveira de Castro, que também colocou o legislativo municipal à disposição para as próximas ações do projeto.