Metabolismo acelerado durante o frio auxilia na perda de peso

Chocolate Quente – Divulgação

Ao contrário do que muita gente imagina, o inverno é um ótimo período para quem deseja eliminar peso. Adotar uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos durante as baixas temperaturas estimulam o metabolismo do corpo e auxiliam na queima de gordura.

“Com a perda de temperatura corporal, nosso organismo se vê obrigado a aumentar a nossa atividade metabólica para que as células queimem mais energia e a transformem em calor, o que acarreta um maior gasto calórico”, afirma a educadora física do programa Viver Bem da Unimed Campo Grande, Cosma Regina da Silva.

Portanto, nada de ficar parado durante a época mais fria do ano. “O inverno desmotiva algumas pessoas, mas devemos aproveitá-lo para cuidar do corpo”, acredita.

Quem concorda é a nutricionista do Viver Bem, Renata Beatriz Sobreira Benitez. “O metabolismo realmente acelera nessa época. O importante é sempre lembrar que a reeducação alimentar deve ser um processo contínuo. Devemos ter em mente que tempo é vida e que ter uma alimentação saudável significa ter mais anos de vida”, explica.

Para o projeto Cozinha Experimental, da Unimed Campo Grande, que será realizado no dia 12 de junho, a nutricionista ensinará a receita de Chocolate Quente especial, com leite desnatado ou sem lactose, cacau e açúcar demerara. “É uma versão mais saudável de uma bebida que as pessoas consomem muito no inverno”, acredita.

A oficina Cozinha Experimental é gratuita para pacientes da Unimed Campo Grande. “A reeducação alimentar consiste em comer alimentos saudáveis lembrando sempre a quantidade e a qualidade dos alimentos. Normalmente, as pessoas falam que trabalham demais, que a vida é corrida e realmente é complicado, mas com dedicação é possível substituir aos poucos os velhos hábitos por novos e saudáveis”, diz Renata.

Como um incentivo, confira a receita completa do Chocolate Quente especial:

Chocolate Quente

Ingredientes:

500 ml de leite desnatado (ou sem lactose)

1 pedaço de canela em pau

1 colher (café) de amido de milho

3 colheres (sopa) de cacau em pó

1 colher (café) de essência de baunilha

2 colheres (sopa) de açúcar demerara

Cacau em pó para decorar

Modo de preparo:

1) Dissolva o amido de milho no leite frio.

2) Leve ao fogo em panela antiaderente, adicione o cacau, a canela e a baunilha.

3) Deixe ferver por 10 minutos em fogo médio, mexendo ocasionalmente para não grudar. Desligue o fogo.

4) Adicione o açúcar e mexa.

5) Polvilhe o cacau e sirva quente.