Conselheiros do Comad foram recebidos na tarde de terça-feira na Comunidade Jeová Jiré – Divulgação

Na tarde desta terça-feira, 16, membros do Comad (Conselho Municipal sobre Drogas) de Dourados visitaram as dependências da Comunidade Terapêutica Jeová Jiré.

A Comissão de Visita e Monitoramento foi recebida pelo coordenador David, que mostrou a estrutura física do local, como acomodações, alojamentos, banheiros, cozinha, refeitório, espaço destinado às hortaliças, animais de criação e plantação de mandioca, que é uma das fontes de renda dos oito residentes, todos eles homens.

Após a visita, o coordenador reuniu os residentes no refeitório da comunidade para um diálogo. O presidente do Comad, Rogério Fernandes Lemes, apresentou os conselheiros presentes e falou sobre a estrutura do Conselho, as entidades e instituições que o compõem, bem como as funções do órgão, normatizadas em Lei.

Os residentes apresentaram reivindicações, entre elas, a necessidade de segunda via de documentos pessoais, como RG e CPF; oportunidade de encaminhamento trabalhista; necessidade de profissionais da Psiquiatria e Psicologia, além de encaminhamentos junto ao INSS para avaliações e perícias, para fins de recebimento de benefícios.

Após ouvir os pedidos, o presidente do Comad informou que encaminhará as demandas aos órgãos competentes e que manterá a Comunidade ciente das devolutivas.

Participaram da visita os conselheiros Jairo Perez Guerrero (União Regional Espírita), Máximo Willian Caetano Rocha (Guarda Municipal de Dourados), Rogério Fernandes Lemes (Departamento de Operações de Fronteira), Andréia Edieli Schnorr (Casa da Esperança), Letícia Elaine da Silva Carvalho (Jeová Jiré) e Andressa Ymara Villas Bôas (Associação Beneficente Salvare).