Medida valerá para estudantes acima de 18 anos de idade

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou neste domingo (10) que o Ministério estuda retomar o uso do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como uma forma de certificação de conclusão do ensino médio para estudantes com mais de 18 anos, a partir de 2025. Segundo ele, a proposta foi enviada ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela realização do exame. Essa certificação, que foi interrompida em 2016, poderia oferecer aos jovens uma nova oportunidade de concluir o ensino médio através do Enem e, assim, facilitar o acesso ao ensino superior.
Além disso, o ministro também mencionou a análise de uma possível convergência entre o Enem e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que atualmente mede o desempenho dos alunos do ensino médio. A ideia é que, no futuro, o Enem do terceiro ano do ensino médio também possa valer como prova do Saeb, oferecendo um processo mais integrado. O Inep deve concluir as recomendações até o período de inscrições do próximo ano, com a intenção de implementar essa mudança em 2025.
Ocorrências
Mais cedo, o ministro da Educação fez um balanço do segundo domingo de provas do exame. Segundo Santana, a aplicação foi realizada sem ocorrências graves.
Pelos dados divulgados, 1,9 mil participantes foram eliminados hoje por descumprirem as regras do edital, como portar equipamentos eletrônicos e deixar o local do exame com o caderno de provas antes dos 30 minutos finais do tempo de prova.
Neste domingo (10), os alunos realizaram as provas de ciências da natureza (física, química e biologia) e suas tecnologias e matemática. No domingo passado (3), primeiro dia de provas, os candidatos fizeram as questões de linguagens e ciências humanas.
Gabarito
Santana informou ainda que a divulgação do gabarito oficial do Enem será antecipada. A previsão era divulgar o gabarito e os cadernos de questões no dia 20 de novembro, mas o ministro disse que será divulgado nesta semana.
O Inep informará a nova data.
Conforme o cronograma, a entrega final dos resultados está prevista para o dia 13 de janeiro de 2025.
- Com Agência Brasil