Marinisa volta a integrar a Comissão de Educação da Câmara de Dourados – Foto: Assessoria

Em fevereiro deste ano, quando Marinisa Mizoguchi (PSB) assumiu o mandato de vereadora, ela passou a integrar a Comissão de Educação da Câmara Municipal de Dourados, a convite do respectivo presidente, Alan Guedes (DEM).

Nestes meses de mandato legislativo, Marinisa, graças ao conhecimento obtido na sua gestão anterior como secretária de Educação, cobrou ativamente a administração municipal para que mantivesse a educação como prioridade, como ocorreu durante sua gestão.

A participação da vereadora Marinisa na Comissão de Educação da Câmara Municipal segue sendo fundamental. Ela tem cobrado a gestão atual para que os ônibus recebam manutenção periódica, para que não haja prejuízo ou descontinuidade do transporte dos alunos, e não afetando a frequência escolar e o rendimento escolar dos estudantes da rede pública municipal.

Marinisa, exercendo ativamente sua função fiscalizatória de parlamentar e de membro da Comissão de Educação, também tem rotineiramente cobrado resposta por meio de Indicações e Requerimentos legislativos, em relação à reforma e ampliação de Ceims (Centro de Educação Infantil Municipal) e escolas municipais, caso do Ceim Claudete Pereira Lima, além das melhorias estruturais de várias outras escolas municipais, a exemplo das escolas municipais Arthur Campos Mello, Franklin Luiz Azambuja, Izabel Muzzi Fioravanti, Armando Campos Belo, Aurora Pedroso de Camargo, Professora Efantina de Quadros, Weimar Gonçalves Torres, Frei Eucário Schmitt e Manoel Santiago.

A vereadora tem atendido a uma solicitação antiga das diretoras e diretores dessas escolas que reivindicam a modernização emergencial da rede elétrica, principalmente para comportar a demanda de equipamentos que não existiam na época de suas construções, como aparelhos de ar condicionado e computadores, a fim de garantir a segurança de alunos e funcionários e, claro, a melhoria das atividades escolares e de ensino.

A educação infantil também segue como prioridade no mandato de Marinisa Mizoguchi na Câmara Municipal. Foram solicitados junto ao Ministério da Educação (MEC), os cadastramentos dos Ceims dos bairros Campina Verde I e II, Sitioca Bonanza, Harrisson de Figueiredo e Guaicurus e bairros adjacentes, regiões da cidade bastante populosas e desde muito tempo carentes de vagas nas creches, o que dificulta sobremaneira a vida de muitos pais e responsáveis trabalhadores. O cadastramento junto ao Ministério é essencial para a captação de recursos federais.

Marinisa pretende chamar a atenção da Prefeitura para que dê continuidade à política de cadastramento e construção de Ceims, bem como a finalização das cinco unidades cujas obras foram iniciadas na sua gestão como Secretária de Educação, além da entrega de outras, um dos marcos da sua gestão, ao suprir naquele momento quase que a totalidade do número de vagas da educação infantil necessárias para atender a população douradense.

As escolas das reservas indígenas também seguem recebendo atenção especial da Vereadora Marinisa. Ela tem cobrado de maneira firme a administração municipal para que finalize e construa as quadras poliesportivas cobertas, sonho antigo dos alunos, funcionários e das lideranças indígenas. Marinisa cobra que a construção aconteça como resposta à captação dos recursos federais realizada na sua gestão como Secretária para construção das quadras, pelo cadastramento junto ao Ministério da Educação.

E Marinisa segue cobrando também com a situação das bibliotecas municipais. Durante sua gestão na SEMED, testemunhou-se uma preocupação sem precedentes com a leitura e a pesquisa nas escolas, com a criação, revitalização e reestruturação das bibliotecas escolares, assessoradas graças à contratação e formação periódica de profissionais técnicos especializados para atuarem nas bibliotecas no atendimento das crianças.

O mesmo ocorre com a Formação Continuada de Professores da rede de ensino público do município. Anteriormente, a Semed (Secretaria Municipal de Educação) dispunha de Professor Formador em cada uma das áreas de conhecimento e disciplinas ofertadas nas escolas, da Educação Infantil aos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, oferecendo formação continuada quinzenalmente para todos os Professores da rede, o que permitia a atualização e aprimoramento dos Professores e impactando na melhoria da qualidade de ensino oferecida ao aluno douradense das escolas municipais, razão do crescimento do IDEB na sua gestão.

As formações também eram um momento democrático, no qual Professor Formador da Secretaria de Educação e Professores das escolas pensavam nas mais inovadoras possibilidades pedagógicas de atuação na sala de aula, sempre pensadas para melhoria da qualidade de ensino oferecida ao aluno douradense das escolas municipais.

A boa notícia aos cidadãos douradenses é que a Vereadora Marinisa, ao reassumir seu mandato no último dia 02 de setembro, foi reintegrada às Comissões, também pelo entendimento dos Presidentes e demais membros que a participação dela é fundamental e enriquece os trabalhos. Marinisa volta, então, a exercer seu trabalho de atendimento, acompanhamento e fiscalização das demandas e assuntos relacionados à Educação e à Assistência Social, fortalecendo com seu conhecimento e experiência estes grupos de trabalho.

A vereadora julga ser importante que os douradenses tenham conhecimento de sua participação ativa nestas Comissões, para que a visualizem como uma aliada da sociedade civil na defesa destas pautas.

Marinisa compreende que sua participação nessas Comissões reforça seu compromisso com os grupos sociais com os quais o seu mandato está identificado, porque a Vereadora acredita que a Educação tem o poder de mudar vidas.

Câmara de Dourados - Balanço dos trabalhos