Marcelo Mourão conheceu a horta orgânica cultivada há 4 anos pelo senhor Sebastião José Santos, no Jardim São Francisco – Foto: Leandro Silva

O vereador Marcelo Mourão (PRP) esteve no Jardim São Francisco visitando uma horta cuidada pelo senhor Sebastião José Santos, de 80 anos.

O aposentado fez uma parceria com o proprietário do terreno, que o deixa plantar e cultivar no local produtos 100% orgânicos. Assim, ele mantém o terreno limpo e paga todo mês uma parcela do valor do IPTU.

Marcelo propõe que a prefeitura crie um programa nos mesmos moldes em outros locais da cidade, através de uma legislação específica. Ele aponta que em todos os bairros há terrenos ociosos e completamente abandonados pelos proprietários.

“Se a prefeitura der um benefício ao proprietário, convocar os aposentados, as pessoas da própria comunidade, dando à elas também benefícios para que possam cultivar e plantar, nossa cidade terá em todos os bairros uma horta linda como essa”, afirmou Marcelo.

O parlamentar defende que o projeto poderá beneficiar os proprietários com o pagamento do IPTU, gerar renda para pessoas que cuidarão das hortas e contribuir para a diminuição de terrenos ociosos que muitas vezes ficam tomados por matagais, propícios para a proliferação de doenças como a dengue.

Marcelo ressalta que a legislação deverá resguardar os direitos do proprietário, que poderá encerrar a parceria no momento que achar conveniente e destinar o terreno para outra finalidade.

“Essa é a minha proposta, que eu estou defendendo e vim aqui mostrar que isso funciona; deixa o terreno limpo e toda comunidade ganha com isso”, disse o vereador.

O senhor Sebastião, que cuida da horta há quatro anos, concorda que será muito bom se o projeto for replicado em toda a cidade. “É muito importante mesmo, a gente precisa de uma pessoa que dê uma iniciativa para valorizar o nosso trabalho”, disse.

Segundo Marcelo, o projeto poderá ser elaborado junto com a Secretaria Municipal de Agricultura Familiar, que já desenvolve o projeto de hortas fitoterápicas em postos de saúde.