Com quase 3 décadas de experiência em realização de eventos e com bom trânsito no meio cultural do município, empresária e arquiteta anuncia uma gestão voltada para o fortalecimento da Cultura e a descentralização das atividades da Secretaria

O prefeito Marçal Filho anunciou na manhã desta sexta-feira (10) que a empresária e arquiteta Gisella Silva Melo Dourado será a secretária municipal de Cultura de Dourados. “Sempre disse, antes mesmo da posse, que meu secretariado seria formado por pessoas com expertise na área de atuação, com experiência comprovada e compromisso com a nossa população”, enfatizou Marçal. “Com a Gisella Melo não foi diferente e tenho convicção que ela fará uma gestão focada nos princípios que elegi para nortear nosso governo, que capacidade técnica, comprometimento e desejo de trabalhar pela construção de uma Dourados melhor para todos”, completou o prefeito.
Antes de anunciar Gisella Melo como titular da Secretaria Municipal de Cultura, Marçal Filho manteve uma longa reunião com a arquiteta para deixar claro que ritmo ele pretende que ela imponha no comando da Pasta. “A Cultura é uma das secretarias mais emblemáticas de toda gestão porque carrega a responsabilidade de oportunizar ao cidadão o acesso aos mais diferentes meios de entretenimento, conhecimento, lazer e confraternização, por isso pedi que a nossa secretária trabalhe em sintonia com os anseios não apenas da classe cultural, mas, sobretudo, dos douradenses”, enfatizou Marçal Filho.
O prefeito também entregou à secretária de Cultura uma série de sugestões que recebeu para o setor e destacou a importância das parcerias que podem ser firmadas com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc). “O secretário Marcelo Miranda tem sido um parceiro de primeira hora do nosso governo e já colocou toda estrutura da Setesc à disposição da Prefeitura de Dourados para realização de todos os tipos de eventos culturais, esportivos e de turismo”, explicou Marçal Filho.
Ao mesmo tempo em que anunciou a titular da Secretaria Municipal de Cultura, o prefeito destacou o excelente trabalho que a interina Sandra Giselly Amaral Assunção, que é servidora de carreira na Fundação de Esportes de Dourados, realizou a frente da Pasta nestes primeiros dias de governo. “Sou muito grato pelo empenho e dedicação da Giselly no comando interino da Cultura e da Funed e ressalto que ela continua interinamente na gestão da Fundação de Esportes”, destacou.
A secretária Gisella Melo, por sua vez, deixou claro que vai colocar toda sua experiência de 29 anos na organização de eventos à disposição da Secretaria Municipal de Cultura. “Recebi do prefeito Marçal Filho a missão de descentralizar e democratizar a cultura em Dourados, cuidando dos grandes eventos sem perder o olhar carinhoso e a atenção com os projetos menores, voltados para o conjunto da população”, explicou. “Tenho certeza que com as parcerias que iremos firmar e com o apoio que vamos receber do governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, conseguiremos realizar um grande trabalho em benefício de todos os setores culturais de Dourados”, completou.
Lembrando que Cultura não deve ser compreendida e nem estar restrita apenas ao contexto do lazer e entretenimento como erroneamente muitas pessoas acreditam que seja ou apresentam como práticas no campo da administração pública . A Cultura é dinâmica e complexa , exige compreensão alargada, sensibilidade e visão multidisciplinar . Comumente vemos em muitos lugares estado a fora no campo institucional, a pasta da Cultura sendo administrada equivocadamente como produtora de eventos, os investimentos são feitos , as realizações acontecem , e o cidadão esquece do que vivenciou, não fica nada sobretudo em aquisição de conhecimento , importante num contexto de formação da cidadania . Gerenciar cultura tem que ser um ato consequente e para tanto há muitas exigências técnicas que são intrínsecas desse processo, que precisam ser reconhecidas e acessadas. Vamos torcer para que essa administração a partir dessa indicação possa realmente contemplar a pluralidade cultural do nosso município , posso dizer como profissional da área que não será uma tarefa fácil , sobretudo diante do que se apresenta enquanto realidade . Espero que a classe artística e produtora de cultura possa ser gentilmente ouvida e que os interesses coletivos do conjunto da população sejam os protagonistas dessa administração, afinal a cidade não tem donos ela é de toda gente . Eu desejo boa administração aos envolvidos , com lucidez , clareza e acolhimento e que possamos realmente ver nossa cidade prosperar nesse segmento .