Mais de 3 toneladas de cocaína já foram apreendidas este ano em Mato Grosso do Sul

Por outro lado caiu o volume de maconha apreendida no estado, 8 toneladas em 2019

Foram apreendidos neste dia 09 de maio 120 kg de cocaína em fundo falso de um veículo, em Camapuã – Divulgação/PRF

De janeiro a abril deste ano foram apreendidas 3,7 toneladas de cocaína em Mato Grosso do Sul. O volume é quase o total apreendido em 2018 (3,9 toneladas) pelas polícias Federal e Rodoviária Federal.

“Houve uma desarticulação no crime organizado nos países vizinhos fornecedores de drogas, isso está influenciado a logística e como eles atuam na nossa fronteira” explicou o inspetor da PRF, Tércio Baggio.

Uma das apreensões da PRF contou com ajuda de cães farejadores, foi no início deste mês em Sidrolândia. Os animais indicaram onde estavam os 106 kg de cocaína no carro dirigido por uma mulher, ela foi presa em flagrante.

A Polícia Federal diz que percebeu uma mudança na rota da cocaína. Historicamente, as apreensões sempre aconteciam na região de Corumbá, fronteira com a Bolívia. Mas esse ano, o maior volume foi apreendido foi registrado no cone sul do estado. Segundo a PF, quadrilhas se instalaram na fronteira com o Paraguai. A região vive uma guerra pelo controle do tráfico.

Na terça-feira (14) durante a operação Kratus, em Ponta Porã, a PF desarticulou uma quadrilha que atuava no tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro. Segundo as investigações, com os lucros da venda de entorpecentes, o grupo comprava veículos e imóveis para esconder a origem ilícita do dinheiro. A justiça decretou o sequestro e a indisponibilidade dos bens do grupo.

“Se você não quebrar o lastro financeiro das organizações criminosas fica um círculo vicioso e você só vai apreendendo entorpecentes, você vai só prender pessoas, mas a organização continua se mantendo e aumentando seu poderio”, explicou Cleo Mazzotti, superintendente da Polícia Federal.

Se por um lado aumentou a apreensão de cocaína no estado, caiu o volume de maconha. De janeiro a abril desse ano foram pouco mais de 8 toneladas apreendidas. No mesmo período de 2018, foram 24 toneladas.

Com G1/MS

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.