Mais 3 barragens da Vale entram em alerta máximo em MG

Segundo ANM, nível para o risco de rompimento mudou de 2 para 3 – Foto: Ansa

Mais três barragens da mineradora Vale em Minas Gerais entraram em alerta máximo para o risco de rompimento nesta quarta-feira (27).

A barragem B3/B4, da Mina Mar Azul, em Macacos, distrito de Nova Lima, e as Forquilhas 1 e 3, em Ouro Preto tiveram o nível de segurança alterado de 2 para 3, o que significa um risco iminente de ruptura, informou a Agência Nacional de Mineração (ANM). Segundo o coordenador-adjunto da Defesa Civil de Minas Gerais, Flávio Godinho, sirenes foram acionadas, como protocolo, na zona de autossalvamento (ZAS) das três barragens. No entanto, não foram realizadas novas retiradas de moradores da região.

No último dia 16 de fevereiro, diversos moradores da ZAS das estruturas foram evacuados. 305 famílias deixaram suas casas localizadas próximo da barragem de Macacos, enquanto que em Ouro Preto foi um total de 75 pessoas. De acordo com a Defesa Civil, pelo menos cinco mil moradores de áreas secundárias devem ser treinados nos próximos dias como medida de segurança. Todas as estruturas em risco estão sendo monitoradas durante 24 horas por dia. Em comunicado, a Vale informou que nenhuma barragem foi rompida e o soar das sirenes faz parte das medidas do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM). A empresa ainda ressaltou que continua trabalhando para aumentar as iniciativas.

No último dia 25 de janeiro, a barragem de Mina Córrego do Feijão se rompeu e provocou a morte de centenas de pessoas. Até o momento, o número de mortos identificados está em 214.

Da AnsaFlash

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.