O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta terça-feira (25) a saída de Nísia Trindade do comando do Ministério da Saúde. Para ocupar o cargo, foi escolhido Alexandre Padilha, atual ministro das Relações Institucionais. A mudança, já esperada nos bastidores, será oficializada em cerimônia marcada para 6 de março.

Em nota divulgada pelo Palácio do Planalto, Lula agradeceu a Trindade pelo trabalho realizado à frente da pasta. A socióloga, que comandou a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) entre 2017 e 2022, esteve à frente do Ministério da Saúde desde o início do atual governo, mas vinha enfrentando pressões internas.

Com a nomeação de Padilha, Lula efetiva sua oitava mudança na Esplanada dos Ministérios durante seu terceiro mandato. O novo ministro já ocupou o cargo na Saúde entre 2011 e 2014, no governo da ex-presidente Dilma Rousseff.

A troca ocorre em meio a articulações políticas do governo para fortalecer sua base no Congresso Nacional. Padilha, que tem experiência na interlocução política, deve assumir o desafio de dar continuidade às políticas públicas da pasta e reforçar o diálogo com parlamentares e gestores estaduais.

O Ministério da Saúde é uma das áreas mais estratégicas do governo, especialmente após os impactos da pandemia de Covid-19. A mudança no comando reflete a necessidade de ajustes políticos e administrativos para a condução das políticas públicas no setor. (Com AnsaFlash)

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.