Lucas Leiva foi anunciado na manhã desta segunda-feira pelo Grêmio. Cria das bases, o meio-campista de 35 anos assinou contrato até dezembro de 2023 e chega com a missão de ajudar o Tricolor a voltar para a Série A do Campeonato Brasileiro.
Segundo o LANCE!, na postagem do anuncio, pelas redes sociais, o clube relembrou a relação do atleta, desde a base, nos momentos “bons e ruins”.
– Em 2002, um guri de 15 anos ingressava na #BaseGremista. Ele cresceu, fez história e foi brilhar em outras bandas há 15 anos. Lucas Leiva esteve com o Tricolor na boa e na ruim, e agora retorna para casa. Bem-vindo! – disse o clube.
Lucas fez sua estreia em outubro de 2005 na disputa da Série B e foi fundamental no retorno à primeira divisão, sendo um dos jogadores que permaneceram em campo na Batalha dos Aflitos, na decisão contra o Náutico.
Considerado pelo clube como uma das maiores revelações da história, o volante disputou 79 jogos com a camisa tricolor, anotando 11 gols. Foi campeão brasileiro da Série B em 2005, bicampeão gaúcho de 2006 e 2007 e vice-campeão da Copa Libertadores de 2007.
Em 2006, foi escolhido o melhor jogador da posição na disputa do Campeonato Brasileiro daquele ano, recebendo a Bola de Ouro. Em 2007, logo após a final da Libertadores, viajou para defender o Liverpool, onde atuou por dez temporadas. Em julho de 2017, foi anunciado pela Lazio. Pelo clube italiano, conquistou uma Copa e duas Supercopas.
O atleta também vestiu a camisa da Seleção Brasileira de base e principal. Esteve presente na conquista da medalha de bronze nas Olimpíadas de Pequim, em 2008. No ano anterior, havia conquistado o Sul-Americano Sub-20, sendo escolhido o melhor jogador da competição.
O Grêmio ocupa a quarta colocação da Série B com 22 pontos, um a mais que o quinto colocado Sport.