Longen anuncia Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi em área ribeirinha

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, anunciou, nesta quinta-feira (24/08), parceria com o MPF/MS (Ministério Público Federal de Mato Grosso do Sul) e com o Patrimônio da União no Estado para a construção da primeira Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi localizada em uma comunidade ribeirinha. A estrutura será construída na nova Escola Municipal Rural Polo Porto Esperança, na região da Serra do Amolar, localizada no município de Corumbá (MS), e que abriga a comunidade de Barra do São Lourenço.

Longen afirma que, após o primeiro contato inicial para alinhar a participação no projeto, a Gerência de Engenharia do Sistema Fiems traçará um esboço adequado às necessidades da região. “Será um desafio para nós, mas temos como papel também levar educação para a comunidades afastadas e carentes. Após esse primeiro contato inicial, em que fomos convidados a integrar essa iniciativa, vamos definir agora o projeto com a nossa área de engenharia”, disse.

Trata-se de um acerto importante, analisa o procurador-chefe do MPF/MS, Emerson Kalif Siqueira, porque a área onde a escola atualmente está construída está prestes a desabar, colocando em perigo professores e alunos que frequentam a unidade escolar. “Viemos apresentar o projeto e verificar se esta iniciativa do Sesi poderia ser levada também para o espaço onde queremos levar a nova escola e o presidente Sérgio Longen entendeu a importação para região e será nosso parceiro. A Fiems e o Sesi vão elaborar um projeto para atender às particularidades geográficas da região”, explicou.

Também presente na ocasião, o superintendente do Patrimônio da União em Mato Grosso Sul, Mário Sérgio Sobral Costa, afirma que o terreno onde a escola e a Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi serão construídas já foi doado. “A propriedade é uma área da União, então estamos transferindo para a comunidade ribeirinha para possibilitar que eles tenham um ensino de qualidade e de forma segura”, afirmou.

Bibliotecas

As bibliotecas da Indústria do Conhecimento do Sesi são verdadeiros centros multimeios que vão muito além da informação. Ao todo, são 43 unidades espalhados por 39 cidades do Estado, promovendo junto à comunidade meios, materiais e condições gratuitas para facilitar a autoeducação e apropriação de conhecimentos, especialmente àqueles relacionados à tecnologia e inclusão digital.

Com foco na formação tecnológica desde os primeiros passos dos estudantes, são oferecidos cursos gratuitos de robótica, voltados para crianças de 7 a 11 anos de idade dependentes de trabalhadores da indústria ou alunas de escolas públicas. Somente em 2017, foram disponibilizadas 2.607 vagas para as crianças da comunidade se matricularem sem qualquer custo.

Ainda dentro das atividades desenvolvidas pelas bibliotecas, em parceria com as prefeituras de cada município, estão os projetos de leitura, por meio de visitas às escolas ou rodas de leitura, contação de histórias para crianças do Ensino Fundamental e projetos de leitura com Ensino Médio e EJA. Há também os cursos de inclusão digital, com foco no aprendizado de informática básica.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.