Home Cultura

Livro sobre desafios na orientação profissional, trajetórias escolares e carreiras é lançado com recursos da UFGD

Capa do Livro – Divulgação

A orientação profissional é um dos campos tradicionais de estudos e práticas da área da psicologia. Esse campo tem se aproximado, cada vez mais, da psicanálise no contexto da clínica, das vivências escolares nos mais diferentes níveis de ensino e das abordagens sobre trabalho e carreira.

Para ampliar esse debate, com apoio financeiro da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), produções de professores e pesquisadores de cinco universidades federais do país foram reunidas no livro Reflexões Sobre Orientação Profissional, Trajetórias Escolares e Carreiras: perspectivas e desafios.

De acordo com as organizadoras, Maria Salete Junqueira Lucas, professora da UFGD, e Lígia Rocha Cavalcante Feitosa, que também já compôs o quadro docente do curso de Psicologia da Universidade, a obra “visa construir espaços de potencialização de saberes e fazeres sobre escolha profissional, trajetórias escolares e de carreira de jovens e adultos na contemporaneidade”.

Dividido em oito capítulos, o livro apresenta reflexões sobre orientação profissional de uma perspectiva da psicanálise winnicottiana; atuação do psicólogo em políticas públicas; processos de acolhimento ao estudante universitário; planejamento de carreira da mulher negra; perdas e lutos dentro da carreira, dentre tantos outros temas.

O cuidado em reunir pesquisadores de diversos estados do país foi justamente para mostrar a complexidade e diversidade de saberes e fazeres dentro das universidades federais. Ainda segundo as organizadoras, “Diante da multiplicidade de pensamentos, estamos com a posição ética de que o estar no mundo perpassa uma diversidade de campos: o subjetivo, o das determinações inconscientes, o das trajetórias escolares, o histórico, o social e o das políticas públicas do trabalho”.

O material foi publicado pela Editora CRV e pode ser adquirido, tanto no formato físico quanto no digital, pelo link: https://editoracrv.com.br/produtos/busca?assunto=+Reflex%C3%B5es+Sobre+Orienta%C3%A7%C3%A3o+Profissional. Assim que terminar o estado de pandemia em decorrência da covid-19, o objetivo é realizar apresentações do livro em livrarias e universidades pelo Brasil.

O livro foi lançado com recursos do edital PROPP nº 14/2019, referente ao Programa de Apoio à Pesquisa da UFGD. O objetivo do edital é expandir as atividades de pesquisa, ampliar a produção científica de qualidade e fortalecer os programas de pós-graduação da Universidade.

Participaram da seleção os servidores efetivos da UFGD (professores e técnicos) coordenadores de projetos de pesquisa cadastrados na Coordenadoria de Pesquisa. O orçamento total disponível era de R$ 305.000,00 e poderia financiar manutenção de equipamentos laboratoriais, materiais de consumo, serviços de tradução, revisão e versão, publicações de artigos e livros, inscrições em eventos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile

Definição de Cookie

Abaixo você pode escolher quais tipos de cookies permitem neste site. Clique no botão "Salvar configurações de cookies" para aplicar sua escolha.

FuncionalNosso site usa cookies funcionais. Esses cookies são necessários para permitir que nosso site funcione.

AnalíticoNosso site usa cookies analíticos para permitir a análise de nosso site e a otimização para o propósito de otimizar a usabilidade.

Social mediaNosso site coloca cookies de mídia social para mostrar conteúdo de terceiros, como YouTube e FaceBook. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

AnúnciosNosso site pode utilizar cookies de publicidade para mostrar anúncios de terceiros com base em seus interesses. Esses cookies podem rastrear seus dados pessoais.

OutrosAlgum conteúdo publicado em nosso site pode incluir cookies de terceiros e de outros serviços de terceiros que não são analíticos, mídia social ou publicidade.