Livro em comemoração aos 20 anos do curso de Direito da UFGD será lançado hoje no VII Simpósio Jurídico

Às 19h desta quarta-feira (21/10), o livro “Democracia nas Fronteiras dos Direitos Humanos: as experiências nos 20 anos do curso de Direito da UFGD” será lançado no VII Simpósio Jurídico e disponibilizado à comunidade acadêmica, em comemoração pelo aniversário. O lançamento pode ser acompanhado pelo link:https://www.twitch.tv/caahufgd

O livro foi organizado pelos professores Verônica Guimarães, Tiago Botelho, Thaisa Held e Arthur do Nascimento. O objetivo da obra é registrar e propagar as práticas de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas ao longo de duas décadas.

O livro pode ser acessado de forma gratuita AQUI.

A soma de todos os artigos construídos por professores e alunos demonstra que a formação do(a) jurista no curso de Direito da UFGD, no decorrer de 20 anos, consolida um compromisso com a formação humanística e global, permitindo a contextualização do estudante quanto à realidade (e responsabilidade) social, política e econômica, bem como à diversidade cultural e orientada para o senso de justiça e ética profissional.

O livro descreve que todos os esforços investidos por professores, técnicos administrativos e estudantes vem garantindo com que o curso de Direito da UFGD: 1) Seja o segundo mais concorrido da instituição; 2) Tenha recebido todos os selos OAB recomenda, figurado entre os 161 melhores do Brasil em 2019, dos 1212 cursos avaliados pela Ordem, e esteja entre as cinco graduações de universidades públicas com Selo OAB Recomenda em Mato Grosso do Sul; 3) Seja o curso com maior aprovação no Exame da OAB no estado, de acordo com pesquisa requisitada pela própria Ordem dos Advogados à Fundação Getúlio Vargas, publicado em 2020; 4) E, indo além, a Revista Videre, periódico científico vinculado ao Curso de Direito, seja a melhor revista jurídica avaliada no estado e a segunda melhor no Centro-Oeste, segundo a CAPES.

Para coordenador do curso e coorganizador da obra, Tiago Botelho, todas essas conquistas garantiram com que em 2020 o curso recebesse moções e láureas de congratulações da Câmara dos Deputados, da Assembleia Legislativa de MS, da Câmara Municipal de Dourados e da Subseção da OAB de Dourados por duas décadas de existência do curso na UFGD.

Ele destaca que o livro já é histórico, por eternizar a memória imaterial do curso e seu compromisso com o ensino de qualidade, referenciado, plural e democrático. “Para além do mercado de trabalho, que tem recebido bons profissionais na área jurídica, o curso se preocupa com a formação do cidadão que carregará para sempre o título de Bacharel em Direito da Universidade Federal da Grande Dourados”, afirmou o coordenador.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.